Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA JÚNIOR, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5603402503852128pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Arilson Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDPAGANUS, Arilson.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, ARILSON SILVA DE.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8705941582455267pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE, Viviane Toraci Alonso de.-
dc.contributor.referee1IDAndrade;Viviane Toraci Alonso de.pt_BR
dc.contributor.referee1IDANDRADE, VIVIANE TORACI ALONSO DE.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4924888150493601pt_BR
dc.contributor.referee2VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo.-
dc.contributor.referee2IDVILLOTA, J. M. J. I.pt_BR
dc.contributor.referee2IDIZQUIERDO, J.pt_BR
dc.contributor.referee2IDIZQUIERDO, JESUS.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2127724493136540pt_BR
dc.contributor.referee3NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.-
dc.contributor.referee3IDNASCIMENTO, R. H. Z.pt_BR
dc.contributor.referee3IDNASCIMENTO, Rogério.pt_BR
dc.contributor.referee3IDNASCIMENTO, Rogério H. Z.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5211310903653654pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a escrita de um material didático de Sociologia para o sexto ano do Ensino Fundamental Anos Finais. A Sociologia sofre instabilidades quanto à sua permanência como componente do Ensino Médio, e nessa mesma perspectiva alguns municípios brasileiros, como é o caso de Remígio, na Paraíba; Belém, no Pará; São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; Sobral no Ceará; Rio de Janeiro, no Estado homônimo, têm implantado a disciplina em seus currículos do Ensino Fundamental nos Anos Finais. Entretanto, por não possuir matriz curricular em nível nacional, diferente de outros componentes tradicionais, a Sociologia no Ensino Fundamental é um desafio para o professor, pois a escolha e o estudo dos conteúdos a serem lecionados e trabalhados em sala de aula, fica a cargo do docente, que tem que adaptá-los a partir da proposta curricular do Ensino Médio. Foi percebido por essa pesquisa que as experiências são escassas e carentes de material didático apropriado para a etapa de ensino em questão, por este motivo, entendemos ser importante a produção do material que pretendemos com essa pesquisa e produção. No referencial teórico, trabalhamos a elucidação dos conteúdos pertinentes ao material como forma de introduzir os estudantes nesse campo científico e componente curricular. Iniciamos a partir de uma análise dos materiais já produzidos sobre o tema para a etapa de ensino em questão, posteriormente passamos a investigar e fundamentar os conteúdos a serem trabalhados e em seguida, a confecção do material. Depois, foi proposta uma pesquisa com professores e graduados em sociologia para a avaliação do material produzido. A pesquisa retornou com a aceitação do material por parte do público participante, com as devidas ressalvas. Assim, pretendemos continuá-la para enriquecer e melhorar o material já produzido, bem como produzir novos materiais sobre temas diferentes, persistindo com o intuito de auxiliar o docente no componente de Sociologia no Ensino Fundamental Anos Finais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleSociologia fundamental uma proposta de material didático para o sexto ano.pt_BR
dc.date.issued2023-09-28-
dc.description.abstractThe aim of this work is to write sociology teaching material for the sixth year of elementary school. Sociology is subject to instability in terms of its permanence as a component of secondary education, and in this same perspective some Brazilian municipalities, such as: Remígio, in Paraíba; Belém, in Pará; São Leopoldo, in Rio Grande do Sul; Sobral in Ceará; Rio de Janeiro, in the state of the same name, have implemented the subject in their elementary school curricula in the final years. However, because it does not have a national curriculum matrix, unlike other traditional components, sociology in elementary school is a challenge for teachers, as the choice and study of the content to be taught and worked on in the classroom is left to the teacher, who has to adapt the content based on the curriculum proposal for secondary school. This research has shown that there are few experiences and a lack of appropriate teaching material for the stage of education in question, which is why we believe it is important to produce the material we are looking for. In the theoretical framework, we worked on elucidating the content relevant to the material as a way of introducing students to this scientific field and curricular component. We began by analyzing the materials already produced on the subject, for the stage of education in question, then went on to investigate and substantiate the content to be worked on, followed by the preparation of the material. A survey of teachers and sociology graduates was proposed to evaluate the material produced. The survey returned an acceptance of the material by the participating public, with the necessary caveats. We intend to continue the research in order to enrich and improve the material already produced and to produce new materials on different themes, persisting with the aim of helping teachers in the sociology component of primary education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35873-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:31:11Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T18:31:11Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSociologia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSociologia fundamental – Sexto ano – Educação básicapt_BR
dc.subjectSociology – Study and teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectSociology elementary – Sixth year – Basic educationpt_BR
dc.subjectSociología – Estudio y enseñanzapt_BR
dc.subjectLibro de textopt_BR
dc.subjectSociología primaria – Sexto año – Educación básicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA JUNIOR, Antonio Felipe da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFundamental sociology a proposal for teaching material for the sixth year.pt_BR
dc.title.alternativeSociología fundamental una propuesta de material didáctico para la sexto año.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Antonio Felipe da. Sociologia fundamental uma proposta de material didático para o sexto ano. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35873pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de este trabajo es escribir material didáctico para Sociología para el sexto año de los últimos años de la escuela primaria. La sociología sufre inestabilidades respecto de su permanencia como componente de la Escuela Secundaria, y Desde esta misma perspectiva, algunos municipios brasileños, como Remígio, en Paraíba; Belém, en Pará; São Leopoldo, en Río Grande del Sur; Sobral en Ceará; Río de Janeiro, en el estado del mismo nombre, ha implementado la disciplina en sus planes de estudio. de Educación Primaria en los últimos años. Sin embargo, como no tiene una matriz currículo a nivel nacional, a diferencia de otros componentes tradicionales, el La Sociología en la Educación Primaria es un desafío para el docente, ya que la elección y estudio de los contenidos a impartir y trabajar en el aula, es posición del docente, quien tiene que adaptarlos en función de la propuesta curricular docente Promedio. A través de esta investigación se notó que las experiencias son escasas y carecer de material didáctico adecuado para la etapa docente de que se trate, por Por este motivo creemos que es importante producir el material que queremos. con esta investigación y producción. En el marco teórico se trabaja en dilucidar la contenido relevante para el material como una forma de presentar a los estudiantes este campo científico y componente curricular. Comenzamos con un análisis de la materiales ya elaborados sobre el tema para la etapa docente en cuestión, Posteriormente comenzamos a investigar y fundamentar los contenidos a ser trabajado y luego la producción del material. Posteriormente se presentó una propuesta investigación con profesores y licenciados en sociología para evaluar el material producido. La encuesta regresó con aceptación del material por parte del público. participante, con las debidas reservas. Por lo tanto, pretendemos continuarlo durante Enriquecer y mejorar el material ya producido, así como producir nuevos materiales. sobre diferentes temas, persistiendo con el objetivo de ayudar al docente en Componente de Sociología en los últimos años de Educación Primaria.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO FELIPE DA SILVA JUNIOR – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2023.pdfAntonio Felipe da Silva Junior - Dissertação (PROFSOCIO) 20231.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.