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Title: A relação entre gastos públicos e gestão escolar de qualidade: um estudo comparativo sobre escolas públicas estaduais no interior de Pernambuco.
Other Titles: The relationship between public spending and quality school management: a comparative study on state public schools in the interior of Pernambuco.
???metadata.dc.creator???: PAIVA, Pedro Murillo de.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
Keywords: Escolas públicas estaduais - Pernambuco;Escolas públicas estaduais - Pernambuco;Investimentos financeiros;Índices educacionais;Gastos públicos e gestão escolar;State public schools - Pernambuco;School management;Financial investments;Educational indices;Public spending and school management
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PAIVA, Pedro Murillo de; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. A relação entre gastos públicos e gestão escolar de qualidade: um estudo comparativo sobre escolas públicas estaduais no interior de Pernambuco. In: VI - CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019, FORTALEZA. 5, 2018, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande Realize, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35874
???metadata.dc.description.resumo???: Escolas públicas sofrem historicamente com problemas de falta de investimento financeiro para adequarem-se às necessidades da comunidade que atendem. Frequentemente é possível ouvir queixas, não só sobre os baixos salários pagos aos professores, mas também da falta de recursos humanos e materiais para realizar um trabalho efetivo na educação dos alunos. Em Pernambuco, principalmente no interior, não é diferente a realidade da maioria das escolas. Mas, dentre todas as dificuldades como a pobreza, a distância dos grandes centros urbanos, a escassez de água e a falta de investimentos suficientes, algumas escolas emergem em cenário estadual e nacional quanto ao seu desempenho pedagógico. Escolas de cidades muito pequenas e pobres como Flores e Quixaba no sertão do Pajeú, já apresentaram baixos índices de evasão e ultrapassaram as metas do IDEB e IDEPE, enquanto escolas que estão localizadas em comunidades semelhantes e que recebem investimentos proporcionais não conseguem alcançar. Pensando sobre essa relação entre os investimentos financeiros e a gestão escolar diante desses resultados, realizamos esta investigação traçando um quadro comparativo com os dados estatísticos de escolas públicas de porte e realidades sociais e financeiras semelhantes, que apresentam índices educacionais desiguais, para debater sobre a possibilidade de uma gestão escolar de sucesso em escolas que não recebem muitos investimentos financeiros, localizadas na região do Sertão do Alto Pajeú no estado de Pernambuco.
Keywords: Escolas públicas estaduais - Pernambuco
Escolas públicas estaduais - Pernambuco
Investimentos financeiros
Índices educacionais
Gastos públicos e gestão escolar
State public schools - Pernambuco
School management
Financial investments
Educational indices
Public spending and school management
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35874
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