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dc.description.resumoEscolas públicas sofrem historicamente com problemas de falta de investimento financeiro para adequarem-se às necessidades da comunidade que atendem. Frequentemente é possível ouvir queixas, não só sobre os baixos salários pagos aos professores, mas também da falta de recursos humanos e materiais para realizar um trabalho efetivo na educação dos alunos. Em Pernambuco, principalmente no interior, não é diferente a realidade da maioria das escolas. Mas, dentre todas as dificuldades como a pobreza, a distância dos grandes centros urbanos, a escassez de água e a falta de investimentos suficientes, algumas escolas emergem em cenário estadual e nacional quanto ao seu desempenho pedagógico. Escolas de cidades muito pequenas e pobres como Flores e Quixaba no sertão do Pajeú, já apresentaram baixos índices de evasão e ultrapassaram as metas do IDEB e IDEPE, enquanto escolas que estão localizadas em comunidades semelhantes e que recebem investimentos proporcionais não conseguem alcançar. Pensando sobre essa relação entre os investimentos financeiros e a gestão escolar diante desses resultados, realizamos esta investigação traçando um quadro comparativo com os dados estatísticos de escolas públicas de porte e realidades sociais e financeiras semelhantes, que apresentam índices educacionais desiguais, para debater sobre a possibilidade de uma gestão escolar de sucesso em escolas que não recebem muitos investimentos financeiros, localizadas na região do Sertão do Alto Pajeú no estado de Pernambuco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleA relação entre gastos públicos e gestão escolar de qualidade: um estudo comparativo sobre escolas públicas estaduais no interior de Pernambuco.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35874-
dc.date.accessioned2024-06-03T18:32:40Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T18:32:40Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEscolas públicas estaduais - Pernambucopt_BR
dc.subjectEscolas públicas estaduais - Pernambucopt_BR
dc.subjectInvestimentos financeirospt_BR
dc.subjectÍndices educacionaispt_BR
dc.subjectGastos públicos e gestão escolarpt_BR
dc.subjectState public schools - Pernambucopt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectFinancial investmentspt_BR
dc.subjectEducational indicespt_BR
dc.subjectPublic spending and school managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPAIVA, Pedro Murillo de.-
dc.creatorESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between public spending and quality school management: a comparative study on state public schools in the interior of Pernambuco.pt_BR
dc.identifier.citationPAIVA, Pedro Murillo de; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. A relação entre gastos públicos e gestão escolar de qualidade: um estudo comparativo sobre escolas públicas estaduais no interior de Pernambuco. In: VI - CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019, FORTALEZA. 5, 2018, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande Realize, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35874pt_BR
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