Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35875
Title: A articulação de saberes docentes em aulas no ensino superior sob o olhar da teoria de Maurice Tardif.
Other Titles: The articulation of teaching knowledge in higher education classes from the perspective of Maurice Tardif's theory.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Camilla Afonso Ferreira de.
SATIAGO, Elizangela Dias.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
NASCIMENTO JÚNIOR, Manoel Caetano do.
ALMEIDA, Patrícia Fortes de.
Keywords: Didática do ensino superior;Saberes docentes;Trabalho docente;Maurice Tardif;Faculdade de Igarassu;Higher education didactics;Teaching knowledge;Teaching work;Maurice Tardif;Igarassu College
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Camilla Afonso Ferreira de; SATIAGO, Elizangela Dias; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; NASCIMENTO JÚNIOR, Manoel Caetano do; ALMEIDA, Patrícia Fortes de. A articulação de saberes docentes em aulas no ensino superior sob o olhar da teoria de Maurice Tardif. In: V CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais [...]. Recife, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35875
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo é fruto de um conjunto de atividades propostas através da disciplina de Didática do Ensino Superior da Universidade Federal de Pernambuco durante o primeiro semestre letivo de 2018. Olhar para o ensino superior como um espaço que necessita ser problematizado foi tema recorrente na referida disciplina e orientou nosso caminho de investigação. A pesquisa aqui sistematizada procura refletir, especificamente, a mobilização de saberes docentes através da prática de 3 professores da UFPE, 1 da Faculdade Estácio e 1 da Faculdade de Igarassu. Para captar os dados foi elaborado um roteiro semiestruturado de observação e um diário de campo. Utilizamos para discutir o conceito de saberes docentes as formulações teóricas elaboradas por Maurice Tardif. A concepção de que há uma pluralidade e heterogeneidade de saberes permitiu colocar as observações em diálogo com as convenções teóricas e apontar as relações entre elas. A partir da discussão feita foi possível inferir que os saberes docentes são mobilizados a partir do contexto no qual os professores se inserem e que é fundamental conhece-los para compreender as complexidades das ações em sala de aula.
Keywords: Didática do ensino superior
Saberes docentes
Trabalho docente
Maurice Tardif
Faculdade de Igarassu
Higher education didactics
Teaching knowledge
Teaching work
Maurice Tardif
Igarassu College
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35875
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ARTICULAÇÃO DE SABERES DOCENTES EM AULAS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdfA articulação de saberes docentes em aulas no ensino superior sob o olhar da teoria de Maurice Tardif. - Anais de Evento CDSA 2018234.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.