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Title: Avaliação e inclusão no ensino de língua portuguesa.
Other Titles: Assessment and inclusion in Portuguese language teaching.
???metadata.dc.creator???: CORREA, Emanuela Moura.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
ALMEIDA, S. N. C. B.
Keywords: Ensino de língua portuguesa;Língua portuguesa - ensino;Aprendizagem - língua portuguesa;Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH;TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade;Portuguese language teaching;Portuguese language - teaching;Learning - Portuguese language;Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD;ADHD - Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CORREA, Emanuela Moura; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; ALMEIDA, S. N. C. B. Avaliação e Inclusão no Ensino de Língua Portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE LETRAMENTO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, 2017, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35877
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é um estudo de caso que buscou refletir sobre a questão do processo avaliativo no ensino de Língua Portuguesa, observando a configuração voltada para a inclusão de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, destacando, nesse processo, um estudo do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) tendo como parâmetro a aplicação de uma atividade avaliativa contextualizada. Pensar no ensino e aprendizagem hoje é estabelecer uma relação proximal entre o saber docente, os conhecimentos culturais e sociais dos alunos e o sistema de avaliação escolar. Assim, desenvolvemos uma atividade contextualizada de língua portuguesa que foi indicada para alunos de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública no município de Queimadas - PB. Nosso objetivo principal foi compreender, através da análise dos dados, se o aluno, mesmo apresentando o distúrbio, consegue ler e interpretar as questões propostas, levando em consideração a produção escrita, além do seu tempo hábil para realizá-la. Nosso referencial teórico está vinculado às contribuições de Andrade (2014), Oliveira (2010), Enzweiler (2017), além das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013). Questionar a avaliação de língua portuguesa no aspecto da educação inclusiva é acreditar que o aluno com TDAH não necessitará de uma atividade diferenciada, pois através das aulas, o professor pode desenvolver com os alunos habilidades de leitura e escrita para uma avaliação contextualizada e lúdica. Por isso, essas atividades necessitam levar em consideração gêneros textuais diversos, como também buscar fortalecer as competências no que rege a interpretação e produção de textos, ativando os conhecimentos adquiridos ao longo das etapas da educação básica.
Keywords: Ensino de língua portuguesa
Língua portuguesa - ensino
Aprendizagem - língua portuguesa
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH
TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Portuguese language teaching
Portuguese language - teaching
Learning - Portuguese language
Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD
ADHD - Attention Deficit Hyperactivity Disorder
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35877
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AVALIAÇÃO E INCLUSÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2017.pdfAvaliação e inclusão no ensino de língua portuguesa. - Anais de Evento CDSA 2017411.09 kBAdobe PDFView/Open


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