Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882
Title: Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.
Other Titles: Freirean dialogicity: a possible methodological approach in the read, understand and do program.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Camilla Marques da.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
Keywords: Pedagogia dialógica;Dialogicidade Freireana;Educação de Jovens e Adultos;Cidadania;Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos;Dialogical pedagogy;Freirean Dialogicity;Youth and Adult Education;Citizenship;Queimadas - PB - Youth and Adult Education
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882
???metadata.dc.description.resumo???: O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora.
Keywords: Pedagogia dialógica
Dialogicidade Freireana
Educação de Jovens e Adultos
Cidadania
Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos
Dialogical pedagogy
Freirean Dialogicity
Youth and Adult Education
Citizenship
Queimadas - PB - Youth and Adult Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIALOGICIDADE FREIREANA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2015.pdfDialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. - Anais de Eventos CDSA 2015184.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.