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dc.description.resumoO alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleDialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882-
dc.date.accessioned2024-06-04T11:39:58Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2024-06-04T11:39:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPedagogia dialógicapt_BR
dc.subjectDialogicidade Freireanapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectQueimadas - PB - Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectDialogical pedagogypt_BR
dc.subjectFreirean Dialogicitypt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectQueimadas - PB - Youth and Adult Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Camilla Marques da.-
dc.creatorESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFreirean dialogicity: a possible methodological approach in the read, understand and do program.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882pt_BR
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