Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35883
Title: O ensino religioso nas escolas públicas paraibanas sob a ótica dos sujeitos: uma nova realidade.
Other Titles: Religious education in public schools in Paraíba from the perspective of the subjects: a new reality.
???metadata.dc.creator???: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
Keywords: Ensino religioso não proselitista;LDB 9394/96;Paraíba - ensino religioso;Tolerância;Discurso pós estruturalista;Identidade;Análise de discurso de linha francesa;Modernidade líquida - Zigmunt Baumann;Non-proselytizing religious teaching;Paraíba - religious education;Tolerance;Post-structuralist discourse;Identity;French line discourse analysis;Liquid modernity - Zigmunt Baumann
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino religioso nas escolas públicas paraibanas sob a ótica dos sujeitos: uma nova realidade. In: IV SINALGE - Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 4., 2017, Anais. Campina Grande, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35883
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo versa sobre a nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, sobre a ressignificação e reconstrução da base curricular desta disciplina em tempos pós-modernos de identidades flutuantes e crises de paradigmas e da complexidade que envolve o papel das escolas diante dessa nova realidade social. Desenvolvemos esta pesquisa em escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB, por existirem estudos científicos (HOLMES, 2010; SILVA, 2009) que relatam o empenho das redes públicas desta cidade em formar adequadamente os professores de ER para atuar em conformidade com a lei. Baseamo-nos em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9o ano do ensino fundamental) e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente escolar. Nosso maior questionamento girou em torno da constatação ou não de se com as novas diretrizes nacionais, uma nova identidade formativa estava sendo realizada junto ao ER nos espaços investigados e caso essa reconfiguração identitária ocorra, como ela orienta os alunos para o respeito e tolerância frente às diferenças religiosas do outro. Para tal, a investigação foi fundamentada metodologicamente na Análise de Discurso de linha francesa, associada à Teoria do Discurso pós- estruturalista de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Também fizemos uso teoricamente do trabalho de Stuart Hall sobre a crise de identidade contemporânea e das reflexões sobre a Modernidade Líquida de Zigmunt Bauman. Os resultados apontaram para um ER marcado por uma fase de transição em que, embora se identifique elementos de uma ideologia laica, esta é hibridizada a outra ideologia valorativa cristã, portanto ainda proselitista, que objetiva dar sentido a vida das pessoas através dessa disciplina, orientando-as nessa nova ordem social.
Keywords: Ensino religioso não proselitista
LDB 9394/96
Paraíba - ensino religioso
Tolerância
Discurso pós estruturalista
Identidade
Análise de discurso de linha francesa
Modernidade líquida - Zigmunt Baumann
Non-proselytizing religious teaching
Paraíba - religious education
Tolerance
Post-structuralist discourse
Identity
French line discourse analysis
Liquid modernity - Zigmunt Baumann
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35883
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARAIBANAS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2017.pdfO ensino religioso nas escolas públicas paraibanas sob a ótica dos sujeitos: uma nova realidade. - Anais de Evento CDSA 2017276.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.