Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste estudo versa sobre a nova realidade pós LDB 9394/96, de busca por um Ensino Religioso não proselitista, sobre a ressignificação e reconstrução da base curricular desta disciplina em tempos pós-modernos de identidades flutuantes e crises de paradigmas e da complexidade que envolve o papel das escolas diante dessa nova realidade social. Desenvolvemos esta pesquisa em escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa-PB, por existirem estudos científicos (HOLMES, 2010; SILVA, 2009) que relatam o empenho das redes públicas desta cidade em formar adequadamente os professores de ER para atuar em conformidade com a lei. Baseamo-nos em entrevistas com colaboradores de quatro escolas da região central da capital da Paraíba (em cada escola: 01 diretor, 01 professor de ER e 02 alunos do 9o ano do ensino fundamental) e na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão, com observação do ambiente escolar. Nosso maior questionamento girou em torno da constatação ou não de se com as novas diretrizes nacionais, uma nova identidade formativa estava sendo realizada junto ao ER nos espaços investigados e caso essa reconfiguração identitária ocorra, como ela orienta os alunos para o respeito e tolerância frente às diferenças religiosas do outro. Para tal, a investigação foi fundamentada metodologicamente na Análise de Discurso de linha francesa, associada à Teoria do Discurso pós- estruturalista de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Também fizemos uso teoricamente do trabalho de Stuart Hall sobre a crise de identidade contemporânea e das reflexões sobre a Modernidade Líquida de Zigmunt Bauman. Os resultados apontaram para um ER marcado por uma fase de transição em que, embora se identifique elementos de uma ideologia laica, esta é hibridizada a outra ideologia valorativa cristã, portanto ainda proselitista, que objetiva dar sentido a vida das pessoas através dessa disciplina, orientando-as nessa nova ordem social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.titleO ensino religioso nas escolas públicas paraibanas sob a ótica dos sujeitos: uma nova realidade.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35883-
dc.date.accessioned2024-06-04T11:43:22Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2024-06-04T11:43:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino religioso não proselitistapt_BR
dc.subjectLDB 9394/96pt_BR
dc.subjectParaíba - ensino religiosopt_BR
dc.subjectTolerânciapt_BR
dc.subjectDiscurso pós estruturalistapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAnálise de discurso de linha francesapt_BR
dc.subjectModernidade líquida - Zigmunt Baumannpt_BR
dc.subjectNon-proselytizing religious teachingpt_BR
dc.subjectParaíba - religious educationpt_BR
dc.subjectTolerancept_BR
dc.subjectPost-structuralist discoursept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectFrench line discourse analysispt_BR
dc.subjectLiquid modernity - Zigmunt Baumannpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReligious education in public schools in Paraíba from the perspective of the subjects: a new reality.pt_BR
dc.identifier.citationESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino religioso nas escolas públicas paraibanas sob a ótica dos sujeitos: uma nova realidade. In: IV SINALGE - Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 4., 2017, Anais. Campina Grande, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35883pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARAIBANAS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2017.pdfO ensino religioso nas escolas públicas paraibanas sob a ótica dos sujeitos: uma nova realidade. - Anais de Evento CDSA 2017276.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.