Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35891
Title: Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé .
Other Titles: Are teachers getting sick? A brief analysis about teacher illness at Zélia Braz School beginning of Sumé.
???metadata.dc.creator???: RAMOS, Camila de Morais.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA, Sônia Maria Lira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Aldinete Silvino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Marinalva Valdevino dos.
Keywords: Adoe cimento docente;Saúde docente;Escola Zélia Braz Sumé PB;Adoecimento mental - professores;Adoecimento mental professores;Adopt teaching cement;Teacher health;Mental health teachers;Mental illness teachers
Issue Date: 11-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAMOS, Camila de Morais. Os professores estão adoecendo? Uma breve análise acerca do adoecimento docente na Escola Zélia Braz município de Sumé. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35891
???metadata.dc.description.resumo???: O adoecimento docente é considerado uma temática relevante na concepção do mundo do trabalho, uma vez que, o/a docente busca nessa profissão a sua realização pessoal e profissional mediada pela superação e prazer. A presente pesquisa de caráter qualitativo em relação aos seus fins, e utilizando-se quanto aos meios o da pesquisa estado da arte como modelo e, tendo como método de análise o fenomenológico, teve como objetivo analisar os artigos e dissertações que abordassem a temática: adoecimento mental no trabalho docente ao investigar como esse fenômeno se mostrou nas pesquisas realizadas e responder ao seguinte problema da pesquisa: O que se mostra enquanto fenômeno do adoecimento dos professores do Ensino Fundamental dos anos iniciais da Escola Professora Zélia Braz do Município de Sumé? O acesso aos trabalhos científicos analisados se deu através de uma busca avançada na biblioteca virtual: SciELO.org e no Google Acadêmico, sendo analisados pelo viés fenomenológico, ou seja, buscando compreender como o fenômeno da pesquisa se mostrou na sua essência. Foram estudados oito artigos e duas dissertações, no total, publicados no período entre: 2018 a 2022, utilizando o filtro do descritor principal da pesquisa: adoecimento docente. Como resultado de investigação, o que se mostrou enquanto fenômeno nos trabalhos acadêmicos é que existe uma preocupação científica sobre o processo de adoecimento dos profissionais docentes ao considerar a vulnerabilidade que as suas atividades acadêmicas as/os expõem diariamente, sem um comprometimento no âmbito das políticas públicas em reaver às condições precárias das suas atividades laborais exercidas. Logo, o que se aponta enquanto um caminho: é a promoção urgente de discursões que visem promover ações direcionadas na escola pelo poder público: federal, estadual e municipal, como também nas escolas privadas, para a prevenção do adoecimento mental dos/das docentes em seu âmbito de trabalho.
Abstract: Teacher illness is considered a relevant issue in the conception of the world of work, since the teacher seeks personal and professional fulfillment in this profession, mediated by overcoming and pleasure. This is qualitative research in relation to its purposes, and using state-of-the-art research as a model and, using the phenomenological method of analysis, the objective was to analyze the articles and dissertations that addressed the theme: mental illness in teaching work when investigating how this phenomenon was shown in the research carried out and respond to the following research question: What is shown as a phenomenon of illness among elementary school teachers in the early years of Escola Professora Zélia Braz (name of the school) in the Municipality of Sumé? Access to the scientific works analyzed was through an advanced search in the virtual library: SciELO.org and Google Scholar, being analyzed from a phenomenological perspective, that is, seeking to understand how the research phenomenon showed itself in its essence. Eight articles and two dissertations were studied, in total, published in the period between: 2018 to 2022, using the filter of the main research descriptor: teacher illness. As a result of investigation, what has been shown as a phenomenon in academic work is that there is a scientific concern about the process of illness among teaching professionals when considering the vulnerability that their academic activities expose them daily, without a commitment within the scope of public policies to restore the precarious conditions of their work activities. Therefore, what is indicated as a path: is the urgent promotion of speeches that aim to promote targeted actions at school by public authorities in federal, state and municipal scope, as well as in private schools, as well as in private schools, to prevent mental illness among teachers in their work environment.
Keywords: Adoe cimento docente
Saúde docente
Escola Zélia Braz Sumé PB
Adoecimento mental - professores
Adoecimento mental professores
Adopt teaching cement
Teacher health
Mental health teachers
Mental illness teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências da Natureza.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35891
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA DE MORAIS RAMOS - TCC ESP. NATUREZA CDSA 2023.pdfCamila de Morais Ramos - TCC Esp. Ensino de Ciências da Natureza CDSA 20231.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.