Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35897
Title: Vinhetas de uma experiência com a inclusão na universidade e a formação em saúde.
Other Titles: Vignettes from an experience with inclusion at the University and health training.
Viñetas de una experiencia de inclusión en la universidad y formación en salud.
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Isaac Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Gracielle Malheiro dos.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: BASTOS, Emanuele Mayara de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAMOS, Deborah Dornellas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BASTOS, Emanuele Mayara de Souza.
Keywords: Educação inclusiva;Extensão universitária;Pessoa com deficiência - inclusão;Ensino superior – inclusão - pessoas com deficiência;Centro de Educação e Saúde – CES - inclusão;Assistência estudantil;Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI;Universidade – Cuité - pessoas com deficiência;Inclusive education;University extension;Person with disability - inclusion;Higher education – inclusion – people with deficiency;Education and Health Center – CES - inclusion;Student assistance;Accessibility and Inclusion Center – NAI;University – Cuité - people with disabilities;Educación inclusiva;Extensión universitaria;Persona con discapacidad - inclusión;Educación superior – inclusión – personas con deficiencia;Centro de Educación y Salud – CES - inclusión;Asistencia al estudiante;Centro de Accesibilidad e Inclusión – NAI;Universidad – Cuité - personas con discapacidad
Issue Date: 12-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Isaac Ferreira de. Vinhetas de uma experiência com a inclusão na universidade e a formação em saúde. 2024. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é um tema de relevância nos dias atuais. Este trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que objetiva a reflexão sobre a educação inclusiva a partir da experiência em projeto de extensão em uma universidade pública. A educação inclusiva no Centro de Educação e Saúde na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) reúne um conjunto de ações como política de assistência estudantil organizados e desenvolvidos através de profissionais do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), bem como, conta com parceiros e projetos institucionais na extensão e na pesquisa. Os profissionais do NAI junto a estudantes, profissionais de diferentes setores e áreas da comunidade acadêmica e da população em geral desenvolveram um projeto de extensão intitulado "Bate Papo sobre Educação Inclusiva". Este trabalho trata das experiências e percepções de um dos estudantes de graduação em nutrição que participou de forma ativa no ano de 2021. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as vivências e aprendizados obtidos durante a participação ativa nesse projeto, que teve como principal foco promover discussões relevantes sobre a importância da inclusão educacional e social de pessoas com deficiência. A metodologia para atender os objetivos foi a produção de vinhetas do cotidiano (que são textos autorais de como o autor/pesquisador percebe, reflete e entende experiências vivenciadas) a partir do exercício da observação participante referem-se às experiências cotidianas. Este método de registro e análise se deu em virtude da sua natureza qualitativa, o que permite explorar detalhadamente as experiências vivenciadas em diversas situações e contextos. No projeto de extensão foram desenvolvidas atividades como espaços de debates sobre para sensibilização e informação sobre a inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no contexto acadêmico com toda comunidade. Participaram da extensão estudantes de graduação dos diferentes cursos do Centro de Educação e Saúde. O projeto a partir de julho de 2021 por meio de momentos online, depois híbridos e passando para momentos presenciais tratou dos temas por meio de rodas de conversa e estratégia multimídias de forma inclusiva e abordando os temas. As vinhetas do cotidiano: Vinheta 1 - A importância da educação inclusiva no ensino superior; Vinheta 2 - Capacitismo e a ética que me conduz: um processo de sensibilização; Vinheta 3: Tecnologia para que quero?; Vinheta 4: Preconceito; Vinheta 5: Elucubrar uma experiência. Essa experiência alargou as perspectivas dentro da formação em saúde, na nutrição, com a identificação dos desafios à inclusão de pessoas com deficiência no âmbito acadêmico, dando a chance de reconhecer as problemáticas pelos diferentes sujeitos envolvidos, inclusive sob a perspectiva institucional. Os temas do preconceito e reconhecimento dos direitos auxiliaram a identificar como as mudanças são necessárias e significativas para todos os envolvidos. Desta forma, a inclusão é um tema importante, transformador e refere-se ao ajuste dos sistemas sociais para o respeito à diversidade humana, sendo necessário a colaboração ativa das pessoas e instituições, projetos como esse auxiliam na formação de profissionais mais humanizados e atentos à equidade.
Abstract: The inclusion of people with disabilities in higher education is a relevant topic today. This work is research with a qualitative approach that aims to reflect on inclusive education based on the experience of an extension project at a public university. Inclusive education at the Education and Health Center at the Federal University of Campina Grande (UFCG) brings together a set of actions such as student assistance policy organized and developed by professionals from the Accessibility and Inclusion Center (NAI), as well as with partners and institutional projects in extension and research. NAI professionals, together with students, professionals from different sectors and areas of the academic community and the general population, developed an extension project entitled "Chat about Inclusive Education". This work deals with the experiences and perceptions of one of the undergraduate nutrition students who actively participated in 2021. The objective of this work was to describe and analyze the experiences and learning obtained during active participation in this project, which had as its main focus promote relevant discussions about the importance of educational and social inclusion of people with disabilities. The methodology to meet the objectives was the production of everyday vignettes (which are authorial texts on how the author/researcher perceives, reflects and understands lived experiences) based on the exercise of participant observation, referring to everyday experiences. This method of recording and analysis was due to its qualitative nature, which allows for detailed exploration of experiences in different situations and contexts. In the extension project, activities were developed such as spaces for debates to raise awareness and information about the inclusion of students with disabilities, global developmental disorders and high abilities or giftedness in the academic context with the entire community. Undergraduate students from different courses at the Center for Education and Health participated in the extension. The project, starting in July 2021, through online moments, then hybrid ones and moving on to face-to-face moments, addressed the topics through conversation circles and multimedia strategy inclusive way and addressing the themes. The everyday vignettes: Vignette 1 - The importance of inclusive education in higher education; Vignette 2 - Ableism and the ethics that guide me: a process of awareness; Vignette 3: What do I want technology for?; Vignette 4: Prejudice; Vignette 5: Elucidating an experience. This experience broadened the perspectives within health and nutrition training, with the identification of challenges to the inclusion of people with disabilities in the academic field, giving the chance to recognize the problems by the different subjects involved, including from an institutional perspective. The themes of prejudice and recognition of rights helped to identify how changes are necessary and significant for everyone involved. In this way, inclusion is an important, transformative theme and refers to the adjustment of social systems to respect human diversity, requiring the active collaboration of people and institutions. Projects like this help in the training of more humanized professionals who are attentive to equity.
???metadata.dc.description.resumen???: La inclusión de personas con discapacidad en la educación superior es un tema relevante en estos días. actual. Este trabajo es una investigación con un enfoque cualitativo que tiene como objetivo reflexión sobre educación inclusiva a partir de la experiencia de un proyecto de extensión en un Universidad pública. Educación inclusiva en el Centro de Educación y Salud de la Universidad Gobierno Federal de Campina Grande (UFCG) reúne un conjunto de acciones como política de asistencia estudiantil organizado y desarrollado por profesionales del sector de Accesibilidad y Inclusión (NAI), así como, cuenta con socios y proyectos institucionales en extensión y buscar. Profesionales del NAI junto con estudiantes, profesionales de diferentes sectores y sectores de la comunidad académica y población en general desarrollaron un proyecto para extensión titulada “Charla sobre Educación Inclusiva”. Este trabajo trata de la experiencias y percepciones de uno de los estudiantes de la carrera de nutrición que participó en de forma activa en 2021. El objetivo de este trabajo fue describir y analizar las experiencias y aprendizajes obtenidos durante la participación activa en este proyecto, que tuvo como enfoque principal promover debates relevantes sobre la importancia de la inclusión educativa y social de personas con deficiencia. La metodología para cumplir los objetivos fue la producción de viñetas. de la vida cotidiana (que son textos de autor sobre cómo el autor/investigador percibe, reflexiona y comprende experiencias vividas) a partir del ejercicio de la observación participante se refieren a la experiencias cotidianas. Este método de registro y análisis se debió a su naturaleza cualitativo, que permite explorar en detalle las experiencias vividas en diferentes situaciones y contextos. En el proyecto de ampliación se desarrollaron actividades como espacios de debates sobre sensibilización e información sobre la inclusión de estudiantes con discapacidad, trastornos generalizados del desarrollo y altas capacidades o superdotación en contexto académico con toda la comunidad. Estudiantes de pregrado participaron en la extensión de los diferentes cursos del Centro de Educación y Salud. El proyecto de julio de 2021 de a través de momentos en línea, luego híbridos y pasando a momentos cara a cara, abordó el temáticas a través de círculos de conversación y estrategias multimedia de manera inclusiva y abordando los temas. Las viñetas cotidianas: Viñeta 1 - La importancia de la educación inclusiva en enseñanza superior; Viñeta 2 - El capacitismo y la ética que me guía: un proceso de conciencia; Viñeta 3: ¿Para qué quiero la tecnología?; Viñeta 4: Prejuicio; Viñeta 5: Imagina una experiencia. Esta experiencia amplió las perspectivas dentro de la formación en salud, nutrición, con la identificación de desafíos para la inclusión de personas con discapacidad en ámbito académico, dando la oportunidad de reconocer la problemática que enfrentan los diferentes sujetos involucrados, incluso desde una perspectiva institucional. Los temas del prejuicio y El reconocimiento de derechos ayudó a identificar cómo los cambios son necesarios y significativo para todos los involucrados. De esta manera, la inclusión es un tema importante, transformadora y se refiere al ajuste de los sistemas sociales para respetar la diversidad humana, Al requerir la colaboración activa de personas e instituciones, proyectos como este ayudan en la formación de profesionales más humanizados y atentos a la equidad.
Keywords: Educação inclusiva
Extensão universitária
Pessoa com deficiência - inclusão
Ensino superior – inclusão - pessoas com deficiência
Centro de Educação e Saúde – CES - inclusão
Assistência estudantil
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI
Universidade – Cuité - pessoas com deficiência
Inclusive education
University extension
Person with disability - inclusion
Higher education – inclusion – people with deficiency
Education and Health Center – CES - inclusion
Student assistance
Accessibility and Inclusion Center – NAI
University – Cuité - people with disabilities
Educación inclusiva
Extensión universitaria
Persona con discapacidad - inclusión
Educación superior – inclusión – personas con deficiencia
Centro de Educación y Salud – CES - inclusión
Asistencia al estudiante
Centro de Accesibilidad e Inclusión – NAI
Universidad – Cuité - personas con discapacidad
???metadata.dc.subject.cnpq???: Nutrição
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35897
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISAAC FERREIRA DE ALBUQUERQUE - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2024.pdfIsaac Ferreira de Albuquerque - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2024243.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.