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dc.creator.IDALBUQUERQUE, I. F.pt_BR
dc.creator.IDISAAC FERREIRA DE ALBUQUERQUE.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9046224975961141pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Gracielle Malheiro dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, G. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, GM.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSantos, Gracielle Malheiro dos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661169362398339pt_BR
dc.contributor.advisor-co1BASTOS, Emanuele Mayara de Souza.-
dc.contributor.advisor-co1IDBASTOS, E. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7246845845572386pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Deborah Dornellas.-
dc.contributor.referee1IDRAMOS, Deborah Dornellas.pt_BR
dc.contributor.referee1IDRamos, Deborah Dornellas.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976434644813519pt_BR
dc.contributor.referee2BASTOS, Emanuele Mayara de Souza.-
dc.contributor.referee2IDBASTOS, E. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7246845845572386pt_BR
dc.description.resumoA inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é um tema de relevância nos dias atuais. Este trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que objetiva a reflexão sobre a educação inclusiva a partir da experiência em projeto de extensão em uma universidade pública. A educação inclusiva no Centro de Educação e Saúde na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) reúne um conjunto de ações como política de assistência estudantil organizados e desenvolvidos através de profissionais do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), bem como, conta com parceiros e projetos institucionais na extensão e na pesquisa. Os profissionais do NAI junto a estudantes, profissionais de diferentes setores e áreas da comunidade acadêmica e da população em geral desenvolveram um projeto de extensão intitulado "Bate Papo sobre Educação Inclusiva". Este trabalho trata das experiências e percepções de um dos estudantes de graduação em nutrição que participou de forma ativa no ano de 2021. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as vivências e aprendizados obtidos durante a participação ativa nesse projeto, que teve como principal foco promover discussões relevantes sobre a importância da inclusão educacional e social de pessoas com deficiência. A metodologia para atender os objetivos foi a produção de vinhetas do cotidiano (que são textos autorais de como o autor/pesquisador percebe, reflete e entende experiências vivenciadas) a partir do exercício da observação participante referem-se às experiências cotidianas. Este método de registro e análise se deu em virtude da sua natureza qualitativa, o que permite explorar detalhadamente as experiências vivenciadas em diversas situações e contextos. No projeto de extensão foram desenvolvidas atividades como espaços de debates sobre para sensibilização e informação sobre a inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no contexto acadêmico com toda comunidade. Participaram da extensão estudantes de graduação dos diferentes cursos do Centro de Educação e Saúde. O projeto a partir de julho de 2021 por meio de momentos online, depois híbridos e passando para momentos presenciais tratou dos temas por meio de rodas de conversa e estratégia multimídias de forma inclusiva e abordando os temas. As vinhetas do cotidiano: Vinheta 1 - A importância da educação inclusiva no ensino superior; Vinheta 2 - Capacitismo e a ética que me conduz: um processo de sensibilização; Vinheta 3: Tecnologia para que quero?; Vinheta 4: Preconceito; Vinheta 5: Elucubrar uma experiência. Essa experiência alargou as perspectivas dentro da formação em saúde, na nutrição, com a identificação dos desafios à inclusão de pessoas com deficiência no âmbito acadêmico, dando a chance de reconhecer as problemáticas pelos diferentes sujeitos envolvidos, inclusive sob a perspectiva institucional. Os temas do preconceito e reconhecimento dos direitos auxiliaram a identificar como as mudanças são necessárias e significativas para todos os envolvidos. Desta forma, a inclusão é um tema importante, transformador e refere-se ao ajuste dos sistemas sociais para o respeito à diversidade humana, sendo necessário a colaboração ativa das pessoas e instituições, projetos como esse auxiliam na formação de profissionais mais humanizados e atentos à equidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqNutriçãopt_BR
dc.titleVinhetas de uma experiência com a inclusão na universidade e a formação em saúde.pt_BR
dc.date.issued2024-03-12-
dc.description.abstractThe inclusion of people with disabilities in higher education is a relevant topic today. This work is research with a qualitative approach that aims to reflect on inclusive education based on the experience of an extension project at a public university. Inclusive education at the Education and Health Center at the Federal University of Campina Grande (UFCG) brings together a set of actions such as student assistance policy organized and developed by professionals from the Accessibility and Inclusion Center (NAI), as well as with partners and institutional projects in extension and research. NAI professionals, together with students, professionals from different sectors and areas of the academic community and the general population, developed an extension project entitled "Chat about Inclusive Education". This work deals with the experiences and perceptions of one of the undergraduate nutrition students who actively participated in 2021. The objective of this work was to describe and analyze the experiences and learning obtained during active participation in this project, which had as its main focus promote relevant discussions about the importance of educational and social inclusion of people with disabilities. The methodology to meet the objectives was the production of everyday vignettes (which are authorial texts on how the author/researcher perceives, reflects and understands lived experiences) based on the exercise of participant observation, referring to everyday experiences. This method of recording and analysis was due to its qualitative nature, which allows for detailed exploration of experiences in different situations and contexts. In the extension project, activities were developed such as spaces for debates to raise awareness and information about the inclusion of students with disabilities, global developmental disorders and high abilities or giftedness in the academic context with the entire community. Undergraduate students from different courses at the Center for Education and Health participated in the extension. The project, starting in July 2021, through online moments, then hybrid ones and moving on to face-to-face moments, addressed the topics through conversation circles and multimedia strategy inclusive way and addressing the themes. The everyday vignettes: Vignette 1 - The importance of inclusive education in higher education; Vignette 2 - Ableism and the ethics that guide me: a process of awareness; Vignette 3: What do I want technology for?; Vignette 4: Prejudice; Vignette 5: Elucidating an experience. This experience broadened the perspectives within health and nutrition training, with the identification of challenges to the inclusion of people with disabilities in the academic field, giving the chance to recognize the problems by the different subjects involved, including from an institutional perspective. The themes of prejudice and recognition of rights helped to identify how changes are necessary and significant for everyone involved. In this way, inclusion is an important, transformative theme and refers to the adjustment of social systems to respect human diversity, requiring the active collaboration of people and institutions. Projects like this help in the training of more humanized professionals who are attentive to equity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35897-
dc.date.accessioned2024-06-04T13:58:49Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2024-06-04T13:58:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência - inclusãopt_BR
dc.subjectEnsino superior – inclusão - pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúde – CES - inclusãopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectNúcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAIpt_BR
dc.subjectUniversidade – Cuité - pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectPerson with disability - inclusionpt_BR
dc.subjectHigher education – inclusion – people with deficiencypt_BR
dc.subjectEducation and Health Center – CES - inclusionpt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.subjectAccessibility and Inclusion Center – NAIpt_BR
dc.subjectUniversity – Cuité - people with disabilitiespt_BR
dc.subjectEducación inclusivapt_BR
dc.subjectExtensión universitariapt_BR
dc.subjectPersona con discapacidad - inclusiónpt_BR
dc.subjectEducación superior – inclusión – personas con deficienciapt_BR
dc.subjectCentro de Educación y Salud – CES - inclusiónpt_BR
dc.subjectAsistencia al estudiantept_BR
dc.subjectCentro de Accesibilidad e Inclusión – NAIpt_BR
dc.subjectUniversidad – Cuité - personas con discapacidadpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Isaac Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeVignettes from an experience with inclusion at the University and health training.pt_BR
dc.title.alternativeViñetas de una experiencia de inclusión en la universidad y formación en salud.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Isaac Ferreira de. Vinhetas de uma experiência com a inclusão na universidade e a formação em saúde. 2024. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenLa inclusión de personas con discapacidad en la educación superior es un tema relevante en estos días. actual. Este trabajo es una investigación con un enfoque cualitativo que tiene como objetivo reflexión sobre educación inclusiva a partir de la experiencia de un proyecto de extensión en un Universidad pública. Educación inclusiva en el Centro de Educación y Salud de la Universidad Gobierno Federal de Campina Grande (UFCG) reúne un conjunto de acciones como política de asistencia estudiantil organizado y desarrollado por profesionales del sector de Accesibilidad y Inclusión (NAI), así como, cuenta con socios y proyectos institucionales en extensión y buscar. Profesionales del NAI junto con estudiantes, profesionales de diferentes sectores y sectores de la comunidad académica y población en general desarrollaron un proyecto para extensión titulada “Charla sobre Educación Inclusiva”. Este trabajo trata de la experiencias y percepciones de uno de los estudiantes de la carrera de nutrición que participó en de forma activa en 2021. El objetivo de este trabajo fue describir y analizar las experiencias y aprendizajes obtenidos durante la participación activa en este proyecto, que tuvo como enfoque principal promover debates relevantes sobre la importancia de la inclusión educativa y social de personas con deficiencia. La metodología para cumplir los objetivos fue la producción de viñetas. de la vida cotidiana (que son textos de autor sobre cómo el autor/investigador percibe, reflexiona y comprende experiencias vividas) a partir del ejercicio de la observación participante se refieren a la experiencias cotidianas. Este método de registro y análisis se debió a su naturaleza cualitativo, que permite explorar en detalle las experiencias vividas en diferentes situaciones y contextos. En el proyecto de ampliación se desarrollaron actividades como espacios de debates sobre sensibilización e información sobre la inclusión de estudiantes con discapacidad, trastornos generalizados del desarrollo y altas capacidades o superdotación en contexto académico con toda la comunidad. Estudiantes de pregrado participaron en la extensión de los diferentes cursos del Centro de Educación y Salud. El proyecto de julio de 2021 de a través de momentos en línea, luego híbridos y pasando a momentos cara a cara, abordó el temáticas a través de círculos de conversación y estrategias multimedia de manera inclusiva y abordando los temas. Las viñetas cotidianas: Viñeta 1 - La importancia de la educación inclusiva en enseñanza superior; Viñeta 2 - El capacitismo y la ética que me guía: un proceso de conciencia; Viñeta 3: ¿Para qué quiero la tecnología?; Viñeta 4: Prejuicio; Viñeta 5: Imagina una experiencia. Esta experiencia amplió las perspectivas dentro de la formación en salud, nutrición, con la identificación de desafíos para la inclusión de personas con discapacidad en ámbito académico, dando la oportunidad de reconocer la problemática que enfrentan los diferentes sujetos involucrados, incluso desde una perspectiva institucional. Los temas del prejuicio y El reconocimiento de derechos ayudó a identificar cómo los cambios son necesarios y significativo para todos los involucrados. De esta manera, la inclusión es un tema importante, transformadora y se refiere al ajuste de los sistemas sociales para respetar la diversidad humana, Al requerir la colaboración activa de personas e instituciones, proyectos como este ayudan en la formación de profesionales más humanizados y atentos a la equidad.pt_BR
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