Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3590
Title: Equivalentes de redes no domínio de fases.
Other Titles: Network equivalents in the phase domain.
???metadata.dc.creator???: NOBRE, Diana Moreno.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NEVES, Washington Luiz Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: BOAVENTURA, Wallace do Couto.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TAVARES, Maria Cristina Dias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Benemar Alencar de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
Keywords: Equivalentes de redes;Transitórios eletromagnéticos;Domínio de fases;Matriz admitância;Electromagnetic transients
Issue Date: 21-Jul-2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NOBRE,Diana Moreno. Equivalentes de redes no domínio de fases. 2004. 168f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2004.
???metadata.dc.description.resumo???: No estudo de simulações digitais de cálculo de transitórios eletromagnéticos, considerando a expansão e complexidade dos sistemas de transmissão de energia elétrica, representar detalhadamente todos os componentes de um sistema de energia elétrica pode tornar-se inviável em termos de esforço computacional. Visando representar sistemas de grandes dimensões, faz-se o uso da representação detalhada somente da parte do sistema em que se deseja realizar estudos de fenômenos transitórios e o restante do sistema é representado por equivalentes de redes, simplificando a representação do sistema e reduzindo o esforço computacional. Os equivalentes de redes devem obedecer aos critérios de precisão, estabilidade e eficiência computacional e devem ser simples para a implementação em programas de transitórios disponíveis. O presente trabalho propõe a representação de equivalentes de redes usando a modelagem paramétrica no domínio do tempo discreto, em que restrições de estabilidade e de passividade são incluídas no processo de identificação dos parâmetros que descrevem os equivalentes de redes. Contribuições para a área de equivalentes de redes no domínio de fases são apresentadas. Resultados são apresentados para equivalentes de redes de quatro portas e de seis portas, exemplificando com a representação de linhas de transmissão bifásicas e trifásicas, respectivamente. Representações esparsas são apresentadas. Equivalentes de redes esparsos de três portas são obtidos para a representação de redes trifásicas, considerando as fontes internas do sistema a ser representado.
Keywords: Equivalentes de redes
Transitórios eletromagnéticos
Domínio de fases
Matriz admitância
Electromagnetic transients
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3590
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIANA MORENO NOBRE - TESE PPGEE 2004..pdfDiana Moreno Nobre - Tese PPGEE 2004.19.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.