Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente texto é resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (Pibic), cujo objeto foi a concepção dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo-UFCG/CDSA e sua contribuição para a formação docente e prática pedagógica. A abordagem qualitativa, na perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995), orientou todos os procedimentos realizados. Os sujeitos foram os egressos do curso, com foco nos que estão no exercício profissional. A análise documental e o questionário semiestruturado foram procedimentos metodológicos fundamentais para a produção dos dados, que foram organizados e analisados na perspectiva da análise temática (Bardin, 2010). Os resultados evidenciaram que: 116 dos egressos são do cariri paraibano; existe uma inserção dos egressos na docência em diferentes etapas, como na gestão escolar e práticas educativas não escolares; reconhecem a contribuição da Licenciatura para sua formação inicial e continuada, para inserção do debate sobre Educação do Campo nas redes do território. Os desafios foram à luta pela abertura de concursos públicos na região e no estado; pela manutenção das escolas nas comunidades e ampliação da oferta do ensino médio; a vivência da docência por área de conhecimento e a necessidade de um maior aprofundamento sobre a alternância no curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThis text is the result of a research linked to the institutional scientific initiation scholarship program (pibic), whose object was the conception of the graduates from Rural Education course-UFCG/CDSA and their contribution to teacher training and pedagogical practice the qualitative approach, in a critical perspective (Gil, 2008; Gamboa, 1995), guided all the procedures performed. The subjects were the graduates of the course, focusing on those who are in professional practice. The document analysis and the semi-structured questionnaire were fundamental methodological procedures for the production of data, which were organized and analyzed from the perspective of thematic analysis (Bardin, 2010). The results showed that: 116 of the graduates are from the Cariri region of Paraíba state; there is an insertion of graduates in teaching at different stages, such as in school management and non-school educational practices; recognize the licentiate's contribution to their initial and continuing education, to insert the debate on rural education in the territory networks the challenges were the struggle to open public purposes in the region and in the state; for the maintenance of schools in the communities and expansion of the supply of secondary education; the experience of teaching by area of knowledge and the need for a deeper understanding of the alternation in the course.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906-
dc.date.accessioned2024-06-04T18:48:06Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2024-06-04T18:48:06Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCGpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campo - UFCGpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - Educação do Campopt_BR
dc.subjectPIBICpt_BR
dc.subjectEgressos - Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCGpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectDegree Course in Rural Education - UFCGpt_BR
dc.subjectDegree in Rural Education - UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectCariri Paraibano - Rural Educationpt_BR
dc.subjectGraduates - Degree Course in Rural Education - UFCGpt_BR
dc.subjectEducación en el campopt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura en Educación Rural - UFCGpt_BR
dc.subjectLicenciatura en Educación Rural - UFCGpt_BR
dc.subjectFormación docentept_BR
dc.subjectPráctica pedagógicapt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - Educación Ruralpt_BR
dc.subjectGraduados - Licenciatura en Educación Rural - UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria do Socorro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of Licensing in Rural Education from UFCG for teaching and pedagogical practice of in Cariri region schools in Paraiba state: egresses concepts.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria do Socorro; ALVES, Moizés de Souza. A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos. Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, v.6, 2021. ISSN: 2525-4863. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906pt_BR
dc.description.resumenEste texto es el resultado de una investigación ligada al Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic), cuyo objeto fue la concepción de los egresados de la licenciatura en Educação do Campo-UFCG/CDSA y su aporte a la formación docente y práctica pedagógica. El abordaje cualitativo, en perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995), guió todos los procedimientos realizados. Los sujetos fueron los egresados del curso, centrándose en los que se encuentran en actividad profesional. El análisis de documentos y el cuestionario semiestructurado fueron procedimientos metodológicos fundamentales para la producción de datos, los cuales fueron organizados y analizados desde la perspectiva del análisis temático (Bardin, 2010). Los resultados mostraron que: 116 de los graduados son de la región Cariri de Paraíba; hay una inserción de los egresados en la docencia en diferentes etapas, como en la gestión escolar y las prácticas educativas extraescolares; Reconocer la contribución del Licendiado a su formación inicial y continua, para insertar el debate sobre la Educación Rural en las redes del territorio. Los desafíos fueron la lucha por abrir exames para cargos públicos en la región y en el estado; para el mantenimiento de escuelas en las comunidades y ampliación de la oferta de educación secundaria; la experiencia de la docencia por áreas de conocimiento y la necesidad de una comprensión más profunda de la alternancia en el curso.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CONTRIBUIÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2021.pdfA contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos. - Artigo de Periódico CDSA 2021472.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.