Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho resulta da pesquisa de conclusão do curso de licenciatura em Educação do Campo, cujo objeto de estudo foram as ações do poder público e da comunidade no fechamento de escolas no município de Sumé (PB). A abordagem dialética contribuiu para compreender as ações realizadas no processo de fechamento e de resistência, a partir dos procedimentos de análise documental e de entrevista com os sujeitos diretamente envolvidos no processo. Para a análise das informações usamos o método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), o que contribuiu para identificar, da parte do poder público, a ênfase nos argumentos econômicos para manter a escola com poucos alunos no campo, o argumento pedagógico de que a escola seriada na sede do município melhora a qualidade da aprendizagem e o argumento do fechamento das escolas como solução para extinguir as turmas multisseriadas. No que se refere às comunidades, identificamos ações de questionar o fechamento como algo natural, a visão da escola na comunidade como direito e a compreensão da escola como um espaço coletivo de vivência cultural, social e afetiva para a comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAções do poder público e das comunidades no embate contra o fechamento de escolas no Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThe present work is the result of the research to conclude the degree course in Field Education, whose object of study was the public power actions and the community in the schools’ closure in the Sumé city, Paraiba State, Brazil. The dialectical approach contributed to understand the actions carried out in the process of closure and resistance, based on the procedures of document analysis and interviews with the subjects directly in the process. For an information analysis, connecting the content analysis (BARDIN, 2011), which contributed to identify the part of the public power to highlight the economic benefits to maintain schools with few students in the field, the pedagogical argument that the serial school at the city's headquarters, the quality of learning improves and the argument for the school’s closure as a solution to extinguish multiserial classes. In relation to communities, we identified actions to question closure as something natural, the view of the school in the community as a right and the understanding of the school as a collective space of cultural, social and affective experience for the community.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35908-
dc.date.accessioned2024-06-04T18:51:43Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2024-06-04T18:51:43Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectDireito à Educaçãopt_BR
dc.subjectFechamento de escolas campesinaspt_BR
dc.subjectCariri Paraibanopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectSumé - PB - fechamento de escolas campesinaspt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectClosing of rural schoolspt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectContent analysis - Bardinpt_BR
dc.subjectSumé - PB - closure of rural schoolspt_BR
dc.subjectEducación en el campopt_BR
dc.subjectDerecho a la educaciónpt_BR
dc.subjectCierre de escuelas ruralespt_BR
dc.subjectEscuelas ruralespt_BR
dc.subjectAnálisis de contenido - Bardinpt_BR
dc.subjectSumé - PB - cierre de escuelas ruralespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Danilo de Souza.-
dc.creatorSILVA, Maria do Socorro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAcciones del poder público y de las comunidades en la lucha por el cierre de escuelas en Cariri Paraibano.pt_BR
dc.title.alternativePublic power and communities actions in the fight for closing schools in Cariri Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Danilo de Souza; SILVA, Maria do Socorro. Ações do poder público e das comunidades no embate contra o fechamento de escolas no Cariri Paraibano. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v.2, n.3, jan./mar. 2021. ISSN: 2675-6889. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35908pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo es resultado de la investigación para concluir lo grado de Educación en el Campo, cuyo objeto de estudio fueron las acciones del poder público y de la comunidad en el cierre de escuelas en el municipio de Sumé-Paraíba. El enfoque dialéctico contribuyó a comprender las acciones tomadas en el proceso de cierre y resistencia, a partir de los procedimientos de análisis documental y entrevista con los sujetos directamente involucrados en el proceso. Para el análisis de la información se utilizó el análisis de contenido (BARDIN, 2011), el cual contribuyó a identificar por parte del poder público el énfasis en los argumentos económicos para mantener la escuela con pocos alumnos en el campo, el argumento pedagógico que la escuela serial en la sede municipal mejora la calidad de los aprendizajes y el argumento para el cierre de escuelas como solución para extinguir las clases multigrado. Con respecto a las comunidades, identificamos acciones para cuestionar el cierre como algo natural, la visión de la escuela en la comunidad como un derecho y la comprensión de la escuela como un espacio colectivo de vivencia cultural, social y afectiva para la comunidad.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AÇÕES DO PODER PÚBLICO E DAS COMUNIDADES - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2021.pdfAções do poder público e das comunidades no embate contra o fechamento de escolas no Cariri Paraibano. - Artigo de Periódico CDSA 2021894.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.