Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo tem como finalidade refletir sobre como a luta por uma política de Educação do Campo, emerge no Brasil, nos últimos 20 anos, como uma estratégia fundante do Movimento da Educação do Campo. Este Movimento que nasceu na contraposição ao modelo de sociedade gerador de assimetrias sociais, políticas e econômicas que marca a história passada e presente do Brasil, e que se posiciona de forma crítica contra o modelo de escola precarizada e descontextualizada que se implantou no campo brasileiro. A abordagem dialética orientou o processo investigativo que teve na análise documental e na revisão de literatura procedimentos fundamentais para construção deste texto. A contradição posta pelo Estado como instrumento de regulação do capital gerou ao longo destes anos um tensionamento na materialização das políticas e programas reivindicados pelo Movimento da Educação do Campo, especialmente neste momento de retrocessos e recuos nos direitos sociais em nosso País, todavia, identificamos conquistas nas práticas educativas, na articulação da diversidade dos sujeitos do campo, das águas e da floresta na luta contra a opressão e pela afirmação de uma territorialização da agricultura familiar e agroecológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqBrésil - Mouvement d'éducation ruralept_BR
dc.titleEducação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe current article aims to make a reflection how a policy for Field Education, rises on Brazil, in last 20 years, as a founder strategy of the Field Education Movement. This Movement has emerged against the society model that reproduces social, political and economic asymmetries which marks the past and present Brazil history, and displays a critical position against the precarious and decontextualized school model implemented in Brazilian country. The dialetic approach guided the investigative process that had in the documentary analysis and in the literature review fundamental procedures for the construction of this text. The contradiction posed by the State as an instrument of capital regulation, has generated over the years a tension in the materialization of the policies and programs claimed by the Field Education Movement, especially at this moment of retreats and returns in social rights in our Country. However, we identify achievements in educational practices, in the articulation of the diversity of rural, water and forest subjects in the fight against oppression and by the affirmation of a territorialization of family and agroecological agriculture.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35911-
dc.date.accessioned2024-06-04T18:59:52Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2024-06-04T18:59:52Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPolítica educacional do campopt_BR
dc.subjectMovimento da Educação do Campopt_BR
dc.subjectBrasil - movimento da Educação do Campopt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectRural educational policypt_BR
dc.subjectRural Education Movementpt_BR
dc.subjectBrazil - Rural Education movementpt_BR
dc.subjectÉducation à la campagnept_BR
dc.subjectPolitique éducative ruralept_BR
dc.subjectMouvement d'éducation ruralept_BR
dc.subjectBrésil - Mouvement d'éducation ruralept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria do Socorro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeÉducation de la campagne et politiques éducatives: avancées, contradictions et reculs.pt_BR
dc.title.alternativeField education and educational politics: advances, contradictions and regrecess.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria do Socorro. Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos. Revista Educação e Políticas em Debate. v.7, n.1, p.23-41, jan./abr., 2018. ISSN: 2238-8346. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35911pt_BR
dc.description.resumeCet article vise à réfléchir sur la façon dont la lutte pour une politique de l´Éducation du champ a émergé au Brésil au cours des 20 dernières années en tant que stratégie fondatrice du Mouvement pour l'Éducation du champ. Ce mouvement est né en opposition au modèle de société qui génère des asymétries sociales, politiques et économiques qui marquent l'histoire passée et présente du Brésil; au même temps, il se positionne de manière critique contre le modèle scolaire précaire et décontextualisé implanté dans la campagne brésilienne. L'approche dialectique a guidé le processus d'enquête, en particulier dans l'analyse documentaire et la revue de la littérature, des procédures fondamentales dans la construction de ce texte.La contradiction posée par l'État en tant qu'instrument de régulation du capital a généré au cours des années une tension dans la matérialisation des politiques et des programmes revendiqués par le Mouvement de l'Éducation du Champ, notamment en ce moment de revers et reculs des droits sociaux dans notre pays. Cependant, nous avons identifié des réussites dans les pratiques éducatives, dans l'articulation de la diversité des sujets paysans, de l'eau et de la forêt dans la lutte contre l'oppression et par l'affirmation d'une territorialisation de l'agriculture familiale et agroécologique.pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2018.pdfEducação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos. - Artigo de Periódicos CDSA 2018229.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.