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Title: Lugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede constituída de várias redes.
Other Titles: Institutional places of thinking and making in Rural Education: a network made up of multiple networks.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria do Socorro.
Keywords: Educação do Campo;Estudo exploratório - Educação do Campo;Lugares institucionais - Educação do Campo;Escolas do campo;Epistemologia - movimento da Educação do Campo;Countryside Education;Exploratory study - Rural Education;Institutional places - Rural Education;Country schools;Epistemology - Rural Education movement
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria do Socorro. Lugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede constituída de várias redes. Educação em Perspectiva. Viçosa, v.6, n.2, jul./dez. 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35912
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo se origina da tese Práticas Pedagógicas das Escolas do Campo: a escola na vida e a vida como escola, cujo objetivo foi compreender as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas Escolas Básicas do Campo, que se iliam ao discurso político-pedagógico e epistemológico da Educação do Campo, posto em circulação por diferentes organizações sociais, principalmente a partir da década de 1990, no Brasil. O estudo exploratório objetivou mapear as iniciativas da Educação do Campo. Como resultados delimitou-se os lugares institucionais construtores da concepção e prática pedagógica da Educação do Campo e ampliou-se a compreensão das práticas pedagógicas das Escolas do Campo, evidenciando as redes que constituem o movimento político pedagógico e epistemológico da Educação do Campo em sua heterogeneidade e com seus traços de semelhanças que contestam o paradigma de desenvolvimento hegemônico e o modelo de escola urbanocentrica e descontextualizada da realidade do campo brasileiro.
Abstract: This article stems from our doctoral thesis, which objective was to understand the pedagogical practices that develop in rural basic schools, which are afiliated to politicalpedagogical and epistemological discourse of Rural Education, put into circulation by different social organizations, especially from the 1990s on in Brazil. The exploratory study aimed to map initiatives of the rural education. As a result it was delimited the institutional places which develop the design and pedagogical practice of Rural Education and it was expanded the understanding of the pedagogical practices of Rural Schools, evidencing a network composed of multiple networks that make up the pedagogical and epistemological political movement of Rural Education in its heterogeneity and its traces of similarities challenging the hegemonic development paradigm and urban centric and decontextualized school model of the Rural Brazilian reality.
Keywords: Educação do Campo
Estudo exploratório - Educação do Campo
Lugares institucionais - Educação do Campo
Escolas do campo
Epistemologia - movimento da Educação do Campo
Countryside Education
Exploratory study - Rural Education
Institutional places - Rural Education
Country schools
Epistemology - Rural Education movement
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35912
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