Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35912
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo se origina da tese Práticas Pedagógicas das Escolas do Campo: a escola na vida e a vida como escola, cujo objetivo foi compreender as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas Escolas Básicas do Campo, que se iliam ao discurso político-pedagógico e epistemológico da Educação do Campo, posto em circulação por diferentes organizações sociais, principalmente a partir da década de 1990, no Brasil. O estudo exploratório objetivou mapear as iniciativas da Educação do Campo. Como resultados delimitou-se os lugares institucionais construtores da concepção e prática pedagógica da Educação do Campo e ampliou-se a compreensão das práticas pedagógicas das Escolas do Campo, evidenciando as redes que constituem o movimento político pedagógico e epistemológico da Educação do Campo em sua heterogeneidade e com seus traços de semelhanças que contestam o paradigma de desenvolvimento hegemônico e o modelo de escola urbanocentrica e descontextualizada da realidade do campo brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede constituída de várias redes.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis article stems from our doctoral thesis, which objective was to understand the pedagogical practices that develop in rural basic schools, which are afiliated to politicalpedagogical and epistemological discourse of Rural Education, put into circulation by different social organizations, especially from the 1990s on in Brazil. The exploratory study aimed to map initiatives of the rural education. As a result it was delimited the institutional places which develop the design and pedagogical practice of Rural Education and it was expanded the understanding of the pedagogical practices of Rural Schools, evidencing a network composed of multiple networks that make up the pedagogical and epistemological political movement of Rural Education in its heterogeneity and its traces of similarities challenging the hegemonic development paradigm and urban centric and decontextualized school model of the Rural Brazilian reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35912-
dc.date.accessioned2024-06-04T19:13:06Z-
dc.date.available2024-06-04-
dc.date.available2024-06-04T19:13:06Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEstudo exploratório - Educação do Campopt_BR
dc.subjectLugares institucionais - Educação do Campopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEpistemologia - movimento da Educação do Campopt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectExploratory study - Rural Educationpt_BR
dc.subjectInstitutional places - Rural Educationpt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectEpistemology - Rural Education movementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria do Socorro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInstitutional places of thinking and making in Rural Education: a network made up of multiple networks.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria do Socorro. Lugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede constituída de várias redes. Educação em Perspectiva. Viçosa, v.6, n.2, jul./dez. 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35912pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUGARES INSTITUCIONAIS DO PENSAR E FAZER - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2015.pdfLugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede constituída de várias redes. - Artigo de Periódico CDSA 2015295.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.