Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915
Title: A Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
Other Titles: The Pedagogy of Alternation in the training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
Keywords: Pedagogia da alternância;Professores de Matemática;Formação de professores de matemática;Licenciatura em Educação do Campo;Educação do Campo;Educação Matemática Crítica;Alternation pedagogy;Mathematics Teachers;Mathematics teacher training;Degree in Rural Education;Countryside Education;Critical Mathematics Education
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia da alternância na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: 10º Encontro Redestrado Brasil, 2019, Recife-PB. Anais [...]. Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização político-pedagógica, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915
???metadata.dc.description.resumo???: A Licenciatura em Educação do Campo se diferencia das demais licenciaturas por ser fruto de uma demanda dos camponeses e camponesas na busca da garantia dos direitos educacionais, sociais e humanos epor serorganizada com base na Pedagogia da Alternância que preconiza dois tempos formativos: tempo universidade (escola) e tempo comunidade.Neste contexto, desenvolvemos uma pesquisa de doutoradoque teve por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática desses cursos. Trazemos dados produzidos na pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadores dos cursos das universidades selecionadas, sediadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Tomando por base os fundamentos teóricos da pesquisa elegemos as categorias analíticas: a relação dialógica entre tempo comunidade e tempo universidade, a investigação como instrumento de formação e a crítica como instrumento de formação para análise das entrevistas. As respostas dos coordenadoresindicam, por um lado, que a organização dos cursos tem se efetivado na perspectiva da Pedagogia da Alternância e, por outro trazem elementos que caracterizam a sua implementação. Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que a Pedagogia da Alternância revelou a sua vitalidade nos processos formativos dos cursos investigados, porém, a sua vivência ainda se configura em um desafio a ser superado pelas instituições formadoras e seus sujeitos educativos.
Keywords: Pedagogia da alternância
Professores de Matemática
Formação de professores de matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Educação do Campo
Educação Matemática Crítica
Alternation pedagogy
Mathematics Teachers
Mathematics teacher training
Degree in Rural Education
Countryside Education
Critical Mathematics Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ANAIS DE EVENTO CDSA 2019.pdfA Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. - Anais de Eventos CDSA 2019458.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.