Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA Licenciatura em Educação do Campo se diferencia das demais licenciaturas por ser fruto de uma demanda dos camponeses e camponesas na busca da garantia dos direitos educacionais, sociais e humanos epor serorganizada com base na Pedagogia da Alternância que preconiza dois tempos formativos: tempo universidade (escola) e tempo comunidade.Neste contexto, desenvolvemos uma pesquisa de doutoradoque teve por objetivo compreender a relação entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática desses cursos. Trazemos dados produzidos na pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadores dos cursos das universidades selecionadas, sediadas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Tomando por base os fundamentos teóricos da pesquisa elegemos as categorias analíticas: a relação dialógica entre tempo comunidade e tempo universidade, a investigação como instrumento de formação e a crítica como instrumento de formação para análise das entrevistas. As respostas dos coordenadoresindicam, por um lado, que a organização dos cursos tem se efetivado na perspectiva da Pedagogia da Alternância e, por outro trazem elementos que caracterizam a sua implementação. Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que a Pedagogia da Alternância revelou a sua vitalidade nos processos formativos dos cursos investigados, porém, a sua vivência ainda se configura em um desafio a ser superado pelas instituições formadoras e seus sujeitos educativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titleA Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915-
dc.date.accessioned2024-06-05T10:07:33Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-06-05T10:07:33Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectProfessores de Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectAlternation pedagogypt_BR
dc.subjectMathematics Teacherspt_BR
dc.subjectMathematics teacher trainingpt_BR
dc.subjectDegree in Rural Educationpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Pedagogy of Alternation in the training of mathematics teachers in Degree courses in Rural Education.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. A pedagogia da alternância na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: 10º Encontro Redestrado Brasil, 2019, Recife-PB. Anais [...]. Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização político-pedagógica, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35915pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ANAIS DE EVENTO CDSA 2019.pdfA Pedagogia da Alternância na formação de professores de matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. - Anais de Eventos CDSA 2019458.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.