Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918
Title: Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo
Other Titles: Dialogue, research and criticality in the training of mathematics teachers in a degree in Field Education.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
Keywords: Professores de matemática;Formação docente - Matemática;Formação de professores de Matemática;Educação Matemática Crítica;Educação do Campo;Licenciatura em Educação do Campo;Math teachers;Teacher training - Mathematics;Mathematics teacher training;Critical Mathematics Education;Countryside Education;Degree in Rural Education
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. In: VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918
???metadata.dc.description.resumo???: O artigo traz parte da pesquisa de uma tese de doutorado em fase de conclusão, que tem por objetivo compreender as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver as atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios da Educação do Campo norteadores da formação dos professores que ensinam ou irão ensinar em escolas do campo.
Abstract: The article, which is part of the research of a doctoral thesis in its final phase, aims to understand the relationships that are constituted between the mathematical contents and the political, social and cultural dimensions of the people who live in rural areas in the training of mathematics teachers in degree courses in field education. For this, the research is anchored on field education studies, the training of mathematics teachers in the degrees mentioned and on critical mathematics education, focusing on the concepts of dialogue, research and criticality, which are the analytical categories used to analyze the responses given in semistructured interviews carried out with three teacher trainers. The results obtained in this stage of the research reveal that the teachers investigated consider the dialogic, investigative and critical relations as principles to develop mathematical activities, which is in line with the principles of field education guiding the training of teachers who teach or will teach in rural schools.
Keywords: Professores de matemática
Formação docente - Matemática
Formação de professores de Matemática
Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Math teachers
Teacher training - Mathematics
Mathematics teacher training
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Degree in Rural Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIÁLOGO INVESTIGAÇÃO E CRITICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdfDiálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. - Anais de Evento CDSA 2018213.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.