Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO artigo traz parte da pesquisa de uma tese de doutorado em fase de conclusão, que tem por objetivo compreender as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver as atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios da Educação do Campo norteadores da formação dos professores que ensinam ou irão ensinar em escolas do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.titleDiálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe article, which is part of the research of a doctoral thesis in its final phase, aims to understand the relationships that are constituted between the mathematical contents and the political, social and cultural dimensions of the people who live in rural areas in the training of mathematics teachers in degree courses in field education. For this, the research is anchored on field education studies, the training of mathematics teachers in the degrees mentioned and on critical mathematics education, focusing on the concepts of dialogue, research and criticality, which are the analytical categories used to analyze the responses given in semistructured interviews carried out with three teacher trainers. The results obtained in this stage of the research reveal that the teachers investigated consider the dialogic, investigative and critical relations as principles to develop mathematical activities, which is in line with the principles of field education guiding the training of teachers who teach or will teach in rural schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918-
dc.date.accessioned2024-06-05T13:43:14Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-06-05T13:43:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectFormação docente - Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectMath teacherspt_BR
dc.subjectTeacher training - Mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teacher trainingpt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectDegree in Rural Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDialogue, research and criticality in the training of mathematics teachers in a degree in Field Education.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. In: VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIÁLOGO INVESTIGAÇÃO E CRITICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdfDiálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. - Anais de Evento CDSA 2018213.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.