Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEsta Comunicação Científica é parte de um Trabalho de Conclusão de Curso que versa sobre a Educação do Campo, o ensino de Matemática e o foreground de jovens camponeses que residem em um assentamento da Reforma Agrária. A pesquisa teve por objetivo compreender a relação estabelecida por jovens camponeses entre o ensino de Matemática e os seus foregrounds. Para tanto, o estudo fundamentase na perspectiva da Educação do Campo, concebida a partir da luta coletiva dos movimentos sociais com a finalidade de emancipação humana e da Educação Matemática Crítica, que discute o papel social da Matemática como sendo instrumento importante na formação crítica dos estudantes. Discutimos, em particular, o conceito de foreground dos estudantes e sua relação com o ensino de Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza exploratória. Os dados foram produzidos por meio de uma entrevista semiestruturada com 5 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo, localizada em área de assentamento no município de Itaguaçu da Bahia. Os resultados indicam que o ensino de Matemática é importante para despertar o interesse dos jovens camponeses a planejar seus foregrounds.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.titleA relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractThis scientific communication is part of a course completion work that deals with field education, mathematics teaching, and foreground of young peasants living in an agrarian reform settlement. The research aimed to understand the relationship young peasants establish between mathematics teaching and their foregrounds. Therefore, the study is based on the perspective of both, field education, conceived from the collective struggle of social movements with the purpose of human emancipation, and critical mathematics education, which discusses the social role of mathematics as an important instrument in students’ critical education. We discuss specifically the concept of students’ foregrounds and their relationship with the mathematics teaching. The research is qualitative, exploratory in nature. Data were produced through a semi-structured interview with five students from the 9th grade of elementary school from a field school, located in a settlement area in the municipality of Itaguaçu da Bahia. The results indicate that the teaching of mathematics is important to arouse the interest of young peasants to plan their foregrounds.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919-
dc.date.accessioned2024-06-05T13:44:21Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-06-05T13:44:21Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEstudantes camponesespt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.subjectForeground - estudantes camponesespt_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectPeasant studentspt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectLand reformpt_BR
dc.subjectForeground - peasant studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorSOUZA, Vitória Lima Rocha.-
dc.creatorSOUZA, Fábio dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between mathematics teaching and the foreground of peasant students.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; SOUZA, Vitória Lima Rocha; SOUZA, Fábio dos Santos. A relação entre o ensino de matemática e o Foreground de estudantes camponeses. In: XIV ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2022. Anais [...]. Educação Matemática, Escola e Docência - o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio, Edição virtual, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35919pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E O FOREGROUND - ANAIS DE EVENTO CDSA 2022.pdfA relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. - Anais de Evento CDSA 2022148.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.