Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35920
Title: Educação Matemática crítica e Educação do Campo: reflexões sobre trabalho com projetos na formação de professores de Matemática.
Other Titles: Critical Mathematics Education and Rural Education: reflections on working with projects in the training of Mathematics teachers.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Aldinete Silvino de.
CUVIDES, Islenis Carolina Botello.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
Keywords: Professores de matemática;Formação de professores de Matemática;Formação docente - Matemática;Educação Matemática Crítica;Educação do Campo;Trabalho com projetos - Educação;Math teachers;Mathematics teacher training;Teacher training - Mathematics;Critical Mathematics Education;Countryside Education;Working with projects - Education
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Aldinete Silvino de; CUVIDES, Islenis Carolina Botello; LIMA, Iranete Maria da Silva. Educação Matemática Crítica e Educação do Campo: reflexões sobre trabalho com projetos na formação de professores de matemática (minicurso). In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA - ULBRA, 7., 2017, Canoas - Rio Grande do Sul. Anais [...]. Canoas-RS, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35920
???metadata.dc.description.resumo???: Propomos um minicurso que tem por objetivo discutir e analisar possibilidades para desenvolver trabalhos com projetos na perspectiva da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo nos cursos de formação de professores de Matemática do Brasil e da Colômbia. O minicurso é indicado aos estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, professores da educação básica e formadores de professores de Matemática, bem como pesquisadores da Educação Matemática e da Educação do Campo. O primeiro momento é dedicado a discussão sobre aspectos históricos e sociais das escolas do campo, o contexto atual da formação de professores e a relação com os princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. No segundo momento realizamos uma atividade em grupo para elaborar projetos sobre o ensino de Matemática na formação de professores que atuam em escolas do campo/rural. Por último, os projetos são apresentados e a sua pertinência discutida à luz da Educação Matemática Crítica e dos aspectos do campesinato contemplados.
Keywords: Professores de matemática
Formação de professores de Matemática
Formação docente - Matemática
Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Trabalho com projetos - Educação
Math teachers
Mathematics teacher training
Teacher training - Mathematics
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Working with projects - Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35920
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2017.pdfEducação Matemática crítica e Educação do Campo: reflexões sobre trabalho com projetos na formação de professores de Matemática. - Anais de Evento CDSA 2017101.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.