Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoApresentamos parte de uma pesquisa em andamento que discute o letramento estatístico por meio de trabalho com projetos à luz da Educação Matemática Crítica. Para este estudo trazemos uma breve reflexão sobre o ensino de Estatística envolvendo ambientes de aprendizagem na perspectiva de cenários para investigação. Para tanto, discutimos sobre as preocupações inerentes à Educação Matemática Crítica, em particular, os seis tipos de ambientes que resultam da combinação entre as referências à matemática pura, semirrealidade, vida real e as perspectivas da lista de exercícios e de cenários para investigação. O estudo aponta que a escolha por cenários para investigação pode contribuir com o desenvolvimento do letramento estatístico e com uma formação crítica de estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqEstatística.pt_BR
dc.citation.issue19pt_BR
dc.titleO ensino de Estatística na perspectiva de cenários para investigação.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35923-
dc.date.accessioned2024-06-05T14:03:06Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-06-05T14:03:06Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Estatísticapt_BR
dc.subjectEstatística - ensinopt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectCenários para investigação - ensino de Estatísticapt_BR
dc.subjectEducação Matemática - Estatísticapt_BR
dc.subjectTeaching Statisticspt_BR
dc.subjectStatistics - teachingpt_BR
dc.subjectStatistical literacypt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectScenarios for investigation - teaching Statisticspt_BR
dc.subjectMathematics Education - Statisticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLUZ, Allanderson Leander Souza da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Statistics from the perspective of research scenarios.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LUZ, Allanderson Leander Souza da. O ensino de Estatística na perspectiva de cenários para investigação. In: XIX EBEM - ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Novos saberes: a educação matemática em tempos de pandemia. 19., 2021, Vitória da Conquista - BA. Anais [...]. Vitória da Conquista - BA, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35923pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA PERSPECTIVA DE CENÁRIOS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdfO ensino de Estatística na perspectiva de cenários para investigação. - Anais de Evento CDSA 2021215.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.