Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35932
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPONTES, A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2647151225786381pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Heron Neves de.-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, H. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Joseclécio Dutra Dantas-
dc.contributor.referee1IDDANTAS, J. D.pt_BR
dc.contributor.referee1IDJ. D. Dantas.pt_BR
dc.contributor.referee1IDDANTAS, J.D.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578968519982943pt_BR
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Fábio Ferreira de.-
dc.contributor.referee2IDDE MEDEIROS, F. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7268744971022470pt_BR
dc.description.resumoNa Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, o ensino da Física ganhou uma nova abordagem por meio da implementação da gamificação, sendo essa uma estratégia inovadora que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar os alunos para uma aprendizagem mais significativa. A gamificação no ensino da Física proporcionou não apenas uma nova forma de abordar os conteúdos, como também estimular a colaboração entre os alunos, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Com essa abordagem, os estudantes puderam vivenciar a Física de forma prática e divertida, ampliando sua compreensão e despertando um interesse ainda maior pela disciplina. Essa experiência demonstra o potencial da gamificação como uma ferramenta eficaz para transformar o ensino e promover uma aprendizagem significativa. O trabalho traz uma abordagem geral sobre o ensino da Física como uma das disciplinas fundamentais para compreensão do mundo. Também explanou sobre a importância das práticas experimentais no ensino da Física e a importância dos elementos de gamificação. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, embasada no relato de experiência durante o Programa Residência Pedagógica em Física, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité). Nos resultados e discussão, foram apresentados os resultados sobre o estudo em foco, onde apontam o interesse dos estudantes sobre as práticas. Assim, o trabalho oferece relatos importantes sobre a relevância da gamificação no estudo da Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.titleExplorando a gamificação no ensino de Física: um relato de experiência na ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido.pt_BR
dc.date.issued2024-05-13-
dc.description.abstractAt the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, the teaching of Physics has gained a new approach through the implementation of gamification, this being an innovative strategy that uses game elements to motivate and engage students for more meaningful learning. Gamification in Physics teaching has provided not only a new way to approach the content but also to stimulate collaboration among students, critical thinking, and problem-solving. With this approach, students were able to experience Physics in a practical and fun way, broadening their understanding and sparking even greater interest in the subject. This experience demonstrates the potential of gamification as an effective tool to transform teaching and promote meaningful learning. the work brings a general approach to the teaching of physics as one of the fundamental disciplines for understanding the world. It also explained the importance of experimental practices in Physics teaching and the importance of gamification elements. The methodology adopted was a qualitative descriptive approach, based on the experience report during the Pedagogical Residency Program in Physics at the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité). In the results and discussion, the study results were presented, highlighting the students' interest in the practices. Thus, the work offers important reports into the relevance of gamification in the study of Physics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35932-
dc.date.accessioned2024-06-06T11:29:20Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-06-06T11:29:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectGamificação – ensino de físicapt_BR
dc.subjectEstratégia inovadora.pt_BR
dc.subjectEscola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido – Cuité – PB.pt_BR
dc.subjectTeaching Physicspt_BR
dc.subjectGamification – teaching physicspt_BR
dc.subjectStrategy innovativept_BR
dc.subjectEscola Estadual Cidadã Integral Técnica Journalist José Itamar da Rocha Cândido – Cuité – PBpt_BR
dc.subjectEnseñanza de Físicapt_BR
dc.subjectGamificación – enseñanza de la físicapt_BR
dc.subjectEstrategia innovadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPONTES, Abraão Medeiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExploring gamification in Physics teaching: an experience report at ECIT Journalist José Itamar da Rocha Cândido.pt_BR
dc.title.alternativeExplorando la gamificación en la enseñanza de la Física: un relato de experiencia en ECIT Periodista José Itamar da Rocha Cândido.pt_BR
dc.identifier.citationPONTES, Abraão Medeiros. Explorando a gamificação no ensino de Física: um relato de experiência na ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido. 2024. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEn la Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Periodista José Itamar da Rocha Cândido, el La enseñanza de la física adquirió un nuevo enfoque mediante la implementación de la gamificación, Esta es una estrategia innovadora que utiliza elementos del juego para motivar e involucrar a los clientes. estudiantes para un aprendizaje más significativo. Gamificación en la enseñanza de la Física no sólo proporcionó una nueva forma de abordar el contenido, sino que también estimuló colaboración entre estudiantes, pensamiento crítico y resolución de problemas. Con este Con este enfoque, los estudiantes pudieron vivir la Física de una manera práctica y divertida, ampliando comprender y despertar un interés aún mayor por la disciplina. Esta experiencia demuestra el potencial de la gamificación como herramienta eficaz para transformar la enseñanza y promover el aprendizaje significativo. El trabajo proporciona una aproximación general a la Enseñar la Física como una de las disciplinas fundamentales para comprender el mundo. También explicó la importancia de las prácticas experimentales en la enseñanza de la Física y la Importancia de los elementos de gamificación. La metodología adoptada fue una Carácter descriptivo cualitativo, basado en relatos de experiencia durante el Programa. Residencia Pedagógica en Física, en la Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Periodista José Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité). En los resultados y la discusión, el resultados sobre el estudio en foco, que indican el interés de los estudiantes en las prácticas. Así, el trabajo ofrece importantes informes sobre la relevancia de la gamificación en el estudio de Físico.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABRAÃO MEDEIROS PONTES - TCC LICENCIATURA EM FÍSICA CES 2024.pdfAbraão Medeiros Pontes - TCC Licenciatura em Física CES 2024690.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.