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Title: Os 20 anos da Educação do Campo e a construção de um projeto político-formativo: a contribuição para a reterritorialização campesina e com a escola comprometida com a vida.
Other Titles: The 20 years of Rural Education and the construction of a political-training project: the contribution to peasant re-territorialization and with the school committed to life.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria do Socorro.
Keywords: Educação do Campo;Movimento da Educação do Campo;Projeto político-formativo - Educação do Campo;Educação Campesina;Reterritorialização campesina;Escola comprometida com a vida;Campesinato e educação;Organização campesina;Colonialismo;Neoconservadorismo;Práxis pedagógica;Forum Nacional de Educação do Campo;Mesa redonda;Countryside Education;Rural Education Movement;Political-training project - Rural Education;Peasant Education;Peasant territorialization;School committed to life;Peasantry and education;Peasant organization;Colonialism;Neoconservatism;Pedagogical praxis;National Rural Education Forum;Round table
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria do Socorro. Os 20 anos da Educação do Campo e a construção de um projeto político-formativo: a contribuição para a reterritorialização campesina e com a escola comprometida com a vida. In: GUEDES, Camila Guimarães; SANTOS, Clarice Aparecida dos; ROCHA, Eliene Novaes; ANJOS, Maura Pereira dos; MOLINA, Mônica Castagna. (Org.). Memória dos 20 anos da educação do campo e do pronera. 1. ed. v. 1, Brasília: Cidade Gráfica, 2018, p. 173-185. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35938
???metadata.dc.description.resumo???: O encantamento de lutar durante estes 20 anos para a materialização da escola pública e gratuita do/no Campo nos impulsiona para saudar todas as lutadoras e lutadores presentes neste evento celebrativo (da memória), propositivo (da avaliação do presente) e projetivo (para resistência no futuro). Temos a certeza de que “se muito vale o já feito, mais vale o que será”, pois ainda temos muito caminho na luta por um país com terra, justiça, trabalho, educação pública e contextualizada. A realização do evento dentro de uma universidade pública sinaliza com elementos de resistência diante de uma conjuntura complexa e desafiadora do ponto de vista econômico, político, social e cultural no nosso país. O que só reafirma a luta que temos realizado nos últimos 20 anos pela afirmação da Educação Pública Básica e Superior, como um direito dos sujeitos do campo. A existência das práticas educativas escolares e não escolares do campo, a articulação de diferentes movimentos sociais e sindicais, a existência de um marco normativo específico retroalimentam a esperança e a certeza de que podemos sofrer ataques a estes direitos, mas a Educação do Campo não tem volta!
Keywords: Educação do Campo
Movimento da Educação do Campo
Projeto político-formativo - Educação do Campo
Educação Campesina
Reterritorialização campesina
Escola comprometida com a vida
Campesinato e educação
Organização campesina
Colonialismo
Neoconservadorismo
Práxis pedagógica
Forum Nacional de Educação do Campo
Mesa redonda
Countryside Education
Rural Education Movement
Political-training project - Rural Education
Peasant Education
Peasant territorialization
School committed to life
Peasantry and education
Peasant organization
Colonialism
Neoconservatism
Pedagogical praxis
National Rural Education Forum
Round table
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35938
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