Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, V. M. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3412495192814320pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA NETO, M. H.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809804711785369pt_BR
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Hígor Lins da.-
dc.contributor.advisor-co1IDCOSTA, H. L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6127898770284786pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, José Carlos de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, C. J. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5834564006274352pt_BR
dc.description.resumoNo contexto educacional contemporâneo, a necessidade de incorporar práticas experimentais no ensino de química é cada vez mais evidente, pois desempenham um papel crucial na construção do conhecimento científico. Este trabalho propõe uma investigação sobre o funcionamento do engenho Triunfo, na cidade de Areia, Paraíba, como ferramenta didática para o ensino de química. Além de abordar questões históricas, geográficas, sociais, culturais e econômicas, busca-se construir conhecimento através do estímulo à curiosidade, criatividade e compreensão substancial relacionadas ao cotidiano dos alunos da rede básica de ensino. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pela disciplina de química, mostrando sua relevância prática e contribuindo para uma aprendizagem significativa e contextualizada. A metodologia utilizada foi dividida através de uma SDI (Sequência Didática Investigativa), os seis momentos distintos, tais como: modo 1: introdução ao tema, modo 2: exploração inicial dos processos produtivos, modo 3: apresentação das etapas de produção e conhecimentos geográficos, modo 4: experiência prática em vídeo, modo 5: debate e aprofundamento dos temas e modo 6: síntese de avaliação. Ao integrar a teoria e a prática, o engenho Triunfo emerge como um recurso valioso para enriquecer o ensino de química e estimular o interesse dos estudantes por esta disciplina tão importante. Ao concluir essa experiência oferece uma base sólida para o desenvolvimento pessoal e para a realização de contribuições relevantes em prol de uma sociedade mais ética, equitativa e sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleA utilização de um engenho de cana de açúcar da Paraíba como ferramenta didática no ensino de química.pt_BR
dc.date.issued2024-05-10-
dc.description.abstractIn the contemporary educational context, the need to incorporate experimental practices in chemistry teaching is increasingly evident, as they play a crucial role in the construction of scientific knowledge. This work proposes an investigation into the functioning of the Triunfo mill, in the city of Areia, Paraíba, as a teaching tool for teaching chemistry. In addition to addressing historical, geographic, social, cultural and economic issues, the aim is to build knowledge by stimulating curiosity, creativity and substantial understanding related to the daily lives of students in basic education. The objective is to awaken students' interest in the chemistry subject, showing its practical relevance and contributing to meaningful and contextualized learning. The methodology used was divided through an SDI (Investigative Didactic Sequence), the six distinct moments, such as: mode 1: introduction to the topic, mode 2: initial exploration of production processes, mode 3: presentation of production stages and geographic knowledge , mode 4: practical video experience, mode 5: debate and deepening of themes and mode 6: evaluation synthesis. By integrating theory and practice, the Triunfo ingenuity emerges as a valuable resource to enrich chemistry teaching and stimulate students' interest in this important discipline. Upon completion, this experience offers a solid foundation for personal development and for making relevant contributions towards a more ethical, equitable and sustainable society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35941-
dc.date.accessioned2024-06-06T14:39:56Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-06-06T14:39:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMetodologias inovadoraspt_BR
dc.subjectSequência didática investigativa (SDI)pt_BR
dc.subjectEngenhopt_BR
dc.subjectEngenho Triunfo – Areia – Paraíbapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectInnovative methodologiespt_BR
dc.subjectFollowing teaching investigative (SDI)pt_BR
dc.subjectIngenuitypt_BR
dc.subjectEnseñanza de químicapt_BR
dc.subjectMetodologías innovadoraspt_BR
dc.subjectSiguiendo la enseñanza investigativo (IDE)pt_BR
dc.subjectIngeniopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Vivian Maria Firmino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of a sugar cane mill in Paraíba as teaching tool in chemistry teaching.pt_BR
dc.title.alternativeEl uso de un ingenio de caña de azúcar en Paraíba como herramienta didáctica en la enseñanza de la química.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Vivian Maria Firmino. A utilização de um engenho de cana de açúcar da Paraíba como ferramenta didática no ensino de química. 2024. 90 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEn el contexto educativo contemporáneo, la necesidad de incorporar prácticas experimentales en la enseñanza de la química es cada vez más evidente, ya que juegan un papel crucial en construcción del conocimiento científico. Este trabajo propone una investigación sobre la operación del molino Triunfo, en la ciudad de Areia, Paraíba, como herramienta de enseñanza para la enseñanza de la química. Además de abordar cuestiones históricas, geográficas, sociales, culturales y económico, buscamos construir conocimiento estimulando la curiosidad, Creatividad y comprensión sustancial relacionadas con la vida cotidiana de los estudiantes de educación básica. enseñando. El objetivo es despertar el interés de los estudiantes por la materia de química, mostrando su relevancia práctica y contribuir al aprendizaje significativo y contextualizado. La metodología utilizada se dividió en una IDE (Secuencia Didáctica Investigativa), los seis momentos distintos, tales como: modo 1: introducción al tema, modo 2: exploración Fase inicial de los procesos productivos, modalidad 3: presentación de la producción y conocimiento geográfico, modo 4: experiencia práctica en vídeo, modo 5: debate y profundización de temas y modalidad 6: síntesis de evaluación. Al integrar teoría y práctica, el El ingenio de Triunfo surge como un valioso recurso para enriquecer la enseñanza de la química y estimular el interés de los estudiantes en este importante tema. Al completar este La experiencia proporciona una base sólida para el desarrollo personal y el logro de contribuciones relevantes hacia una sociedad más ética, equitativa y sostenible.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVIAN MARIA FIRMINO LOPES - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2024.pdfVivian Maria Firmino Lopes - TCC Licenciatura em Quimíca CES 20241.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.