Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35944
Title: Comparação dos cursos de licenciatura em matemática das IFES da região Nordeste do Brasil a partir do ENADE, utilizando análise de variância.
Other Titles: Comparison of undergraduate mathematics courses at IFES in the Northeast region of Brazil based on ENADE, using variance analysis.
Comparación de cursos de pregrado en matemáticas del IFES en la región Nordeste de Brasil con base en ENADE, mediante análisis de varianza.
???metadata.dc.creator???: CANDIDO, Carlos Eduardo Albuquerque.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIEIRA, Alecxandro Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Anselmo Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Jorge Alves de.
Keywords: Matemática;Conceito ENADE;Análise de variância;Licenciatura em matemática;Matemática - ENADE;Mathematics;ENADE concept;Analysis of variance;Degree in mathematics;Mathematics - ENADE;Concepto ENADE;Análisis de varianza;Licenciatura en matemáticas
Issue Date: 14-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CANDIDO, Carlos Eduardo Albuquerque. Comparação dos cursos de Licenciatura em Matemática das IFES da Região Nordeste do Brasil a partir do ENADE, utilizando análise de variância. 2024. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes concluintes no Enade. Desta forma, para se compreender melhor a qualidade da formação ofertada pelos cursos aos seus estudantes, se faz necessário uma maior compreensão a respeito do referido conceito e de seus impactos na avaliação dos cursos. Neste trabalho, objetivamos a realização de uma análise descritiva e comparativa a respeito do conceito Enade/2021 dos 68 cursos de Licenciatura em Matemática das Instituições Federais de Educação Superior (IFES) da região Nordeste do Brasil, avaliando o desempenho dos referidos cursos, de forma geral e por estado, além de verificar a situação do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité-PB, em relação aos demais cursos de Licenciatura em Matemática das IFES da região Nordeste e Paraíba. Para tanto, foi realizada uma pesquisa observacional de alcance exploratório e descritivo, cujos dados foram obtidos no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – Enade/2021. Os conceitos Enade (Contínuo), ano 2021, dos referidos cursos, apresentou uma distribuição levemente assimétrica, com média 2,070 e desvio padrão de 0,635. A maior nota, entre todos os cursos analisados, foi de 4,026, conceito obtido por um curso da Universidade Federal da Bahia (UFBA), considerado um dado discrepante em relação aos demais e a menor nota, foi de 0,831, obtida por um curso da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além disso, apenas 25% dos cursos obtiveram conceito Enade (contínuo) maior ou igual a 2,429. Quando a comparação dos referidos cursos é feita por estado, observou-se que os cursos do estado da Bahia obtiveram a média mais alta (2,454), e os do estado do Piauí obtiveram a média mais baixa (1,662). Através da análise de variância foi possível concluir que as diferenças entre as médias do conceito Enade contínuo dos estados da região Nordeste não são estatisticamente significativas. Sobre a situação do curso de Licenciatura em Matemática da UFCG, campus Cuité-PB, o referido curso apresentou no último Enade, ano 2021, o conceito Enade contínuo de 2,241, o maior de sua série histórica, iniciada em 2011, ocupando assim, em 2021, a 26a posição entre os 68 cursos de Licenciatura em Matemática de todas as IFES da região Nordeste do Brasil, e a 5o posição entre os 8 cursos de Licenciatura em Matemática das IFES existentes no estado da Paraíba. Todas as análises estatísticas foram realizadas através do software Excel e do programa R versão 4.3.3.
Abstract: The concept of the National Student Performance Exam (Enade) is a quality indicator that evaluates undergraduate courses based on the results obtained by students completing Enade. Therefore, to better understand the quality of the training offered by the courses to their students, a greater understanding of the aforementioned concept and its impacts on the evaluation of the courses is necessary. In this work, we aim to carry out a descriptive and comparative analysis regarding the Enade/2021 concept of the 68 Mathematics Degree courses at Federal Institutions of Higher Education (IFES) in the Northeast region of Brazil, evaluating the performance of these courses, in a general and by state, in addition to checking the situation of the Mathematics Degree course at the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cuité-PB campus, in relation to the other Mathematics Degree courses at IFES in the Northeast and Paraíba regions. To this end, an observational research of exploratory and descriptive scope was carried out, whose data were obtained from the Portal of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep) – Enade/2021. The Enade (Continuous) concepts, year 2021, of the aforementioned courses, presented a slightly asymmetrical distribution, with a mean of 2.070 and a standard deviation of 0.635. The highest grade, among all the courses analyzed, was 4.026, a concept obtained by a course at the Federal University of Bahia (UFBA), considered a discrepant data in relation to the others and the lowest grade, was 0.831, obtained for a course at the Federal University of Piauí (UFPI). Furthermore, only 25% of the courses obtained an Enade (continuous) concept greater than or equal to 2.429. When the comparison of the aforementioned courses is made by state, it was observed that the courses in the state of Bahia obtained the highest average (2.454), and those in the state of Piauí obtained the lowest average (1.662). Through analysis of variance, it was possible to conclude that the differences between the means of the continuous Enade concept of the states in the Northeast region are not statistically significant. Regarding the situation of the Degree in Mathematics course at UFCG, Cuité-PB campus, the aforementioned course presented in the last Enade, year 2021, the continuous Enade concept of 2.241, the highest in its historical series, started in 2011, thus occupying , in 2021, the 26th position among the 68 Degree courses in Mathematics of all IFES in the Northeast region of Brazil, and the 5th position among the 8 Degree courses in Mathematics of the IFES existing in the state of Paraíba. All statistical analyzes were performed using Excel software and R version 4.3.3.
???metadata.dc.description.resumen???: El concepto de Examen Nacional de Desempeño Estudiantil (Enade) es un indicador de Calidad que evalúa los cursos de pregrado en función de los resultados obtenidos por los estudiantes. graduarse del Enade. De esta manera, para comprender mejor la calidad de la formación. que ofrecen los cursos a sus estudiantes, una mayor comprensión de la respeto por el concepto antes mencionado y sus impactos en la evaluación del curso. En este trabajo, pretendemos realizar un análisis descriptivo y comparativo respecto del concepto Enade/2021 de las 68 carreras de Licenciatura en Matemáticas en Instituciones Federales de Educación Superior (IFES) en la región Nordeste de Brasil, evaluando el desempeño de cursos referidos, en general y por entidad federativa, además de verificar el estado de los Licenciatura en Matemáticas por la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité-PB, en relación con otras carreras de Licenciatura en Matemáticas de IFES en la región Noreste y Paraíba. Para ello se realizó una encuesta observacional exploratorio y descriptivo, cuyos datos fueron obtenidos del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (Inep) – Enade/2021. Enade conceptos (Continuo), el año 2021, de los cursos mencionados, presentó una ligera asimétrica, con media de 2,070 y desviación estándar de 0,635. La calificación más alta entre todos los cursos. analizado, fue 4.026, concepto obtenido en un curso de la Universidad Federal de Bahía (UFBA), considerado un dato discrepante con relación a los demás y el puntaje más bajo, fue 0,831, obtenido a través de un curso en la Universidad Federal de Piauí (UFPI). Además, sólo el 25% de los cursos obtuvieron un concepto Enade (continuo) mayor o igual a 2,429. Cuando a La comparación de los cursos antes mencionados se realiza por entidad federativa, se observó que los cursos en el estado de Bahía obtuvo el promedio más alto (2.454), y los del estado de Piauí obtuvieron el promedio más alto bajo (1,662). A través del análisis de varianza se pudo concluir que las diferencias entre los promedios del concepto Enade continuo de los estados de la región Nordeste no son estadísticamente significativo. Sobre la situación de la carrera de Licenciatura en Matemáticas en la UFCG, campus Cuité-PB, el citado curso presentado en el último Enade, en 2021, el concepto Enade continuo de 2.241, la más alta de su serie histórica, iniciada en 2011, ocupando así, en 2021, el puesto 26 posición entre las 68 carreras de Licenciatura en Matemáticas de todo IFES en la región Noreste de Brasil y 5ª posición entre las 8 carreras de Licenciatura en Matemáticas de IFES existente en el estado de Paraíba. Todos los análisis estadísticos se realizaron utilizando el Software Excel y programa R versión 4.3.3.
Keywords: Matemática
Conceito ENADE
Análise de variância
Licenciatura em matemática
Matemática - ENADE
Mathematics
ENADE concept
Analysis of variance
Degree in mathematics
Mathematics - ENADE
Concepto ENADE
Análisis de varianza
Licenciatura en matemáticas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35944
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE CANDIDO - LICENCATURA EM MATEMÁTICA CES 2024.pdfCARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE CANDIDO - LICENCATURA EM MATEMÁTICA CES 2024670.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.