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Title: Letramento Estatístico para empoderar a convivência com o Semiárido.
Other Titles: Statistical literacy to empower coexistence with the semiarid.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira.
Keywords: Letramento estatístico;Estatística - estudo e ensino;Convivência com o semiárido;Educação Matemática;Educação Estatística;Formação de professores - Matemática;Professores de Matemática;Statistical literacy;Statistics - study and teaching;Coexistence with the semi-arid;Mathematics Education;Statistical Education;Teacher training - Mathematics;Mathematics Teachers
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Letramento Estatístico para empoderar a convivência com o Semiárido. In: FRANÇOIS, Carlos Monteiro e Karen. (Org.). Temas Emergentes em Letramento Estatístico. 1. ed. v. 1, Recife: Editora Universitária da UFPE, 2021, p. 228-248. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35954
???metadata.dc.description.resumo???: Um cenário de disputa política se constituiu a partir de dois paradigmas, o de Combate à Seca e o da Convivência com o Semiárido, gerando diferentes narrativas que tomam como base conhecimentos estatísticos para validação ou refutação. O Paradigma de Combate à Seca se mostrou corrupto e ineficaz em suas ações, colocando o Semiárido Brasileiro em um contexto de descaso, com ausência de políticas públicas. O Paradigma da Convivência com o Semiárido, ao contrário, busca resgatar o respeito às diversidades culturais dos vários povos e territórios existentes, a sustentabilidade dos recursos hídricos, relação com a natureza e práticas agroecológicas, tecnologias de convivência e soberania alimentar. Esse contexto intenso de disputa exige o desenvolvimento de habilidades que possibilitem uma nova forma de vivenciar o mundo atual, de maneira consciente frente ao que ocorre, com postura crítica e relexiva. Um elemento importante com potencial de desenvolver posturas críticas e empoderamento é o letramento estatístico, que está relacionado às atitudes diante das inúmeras informações estatísticas que nos cercam cotidianamente e como lidamos criticamente com gráicos, tabelas e outros elementos estatísticos. Nesse sentido, o objetivo deste capítulo é trazer uma problematização que indique um possível caminho teórico-metodológico que possa relacionar um processo de formação continuada com base no letramento estatístico e contextualizado com os pressupostos do Paradigma da Convivência com o Semiárido.
Abstract: A scenario of political dispute was formed from two paradigms, one that ights against drought and one that coexists with the semiarid region, generating diferent narratives based on statistical knowledge to be validated or rejected. The paradigm of combating drought proved corrupt and inefective, placing the Brazilian Semiarid in a context of neglect, with the absence of public policies. The paradigm of coexistence with the semiarid, on the contrary, seeks to rescue respect for the cultural diversities of the various existing peoples and territories, the sustainability of water resources, the relationship with nature and agroecological practices, coexistence technologies, and food sovereignty. This intense context of dispute requires the development of skills that enable a new way of experiencing the current world consciously in the face of what occurs with a critical and relective posture. An important element with the potential to develop critical attitudes and empowerment is statistical literacy, which is related to attitudes towards statistical information that we surround daily and how we deal critically with graphs, tables, and other statistical elements. In this sense, the objective of this chapter is to bring a problematization that indicates a theoretical-methodological path that can relate a process of continuing education based on statistical literacy and contextualized with the assumptions of the paradigm of coexistence with the semiarid region.
Keywords: Letramento estatístico
Estatística - estudo e ensino
Convivência com o semiárido
Educação Matemática
Educação Estatística
Formação de professores - Matemática
Professores de Matemática
Statistical literacy
Statistics - study and teaching
Coexistence with the semi-arid
Mathematics Education
Statistical Education
Teacher training - Mathematics
Mathematics Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35954
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