Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35964
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jussiê Ubaldo da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, J. U.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3028612736218078pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, V. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3743479382957575pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, apresenta um relato de experiência vivenciado em um Estágio remunerado, através de um projeto, que visa a melhoria da aprendizagem matemática por meio do lúdico, desenvolvido na disciplina Eletiva, componente da base diversificada do Novo Ensino Médio. Nosso objetivo é perceber como se desenvolve uma educação prazerosa por meio de jogos, demonstrando a importância da inserção do lúdico na construção do processo de aprendizagem, como um modelo prático de vivência e de uma pedagogia escolar transformadora. A experiência a ser relatada foi desenvolvida em uma turma mista do Ensino Médio de uma escola pública integre, da rede estadual de ensino, localizada no município de Picuí na região do Curimataú Paraibano. Os resultados apresentados revelam que houve uma melhoria no processo de aprendizagem com a inserção do lúdico na apresentação de determinados conteúdos matemáticos. A aplicação do método mostrou-se eficaz, tanto na melhoria da concentração e participação dos estudantes, quanto na compreensão dos pontos atrelados aos jogos. O desenvolvimento desta disciplina trouxe a sua própria sequência didática baseada nos Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODs), identificando as causas, consequências e possíveis soluções para cada problematização, associando estes contextos ao conteúdo da BNCC, principalmente da Matemática, e do cotidiano dos estudantes e proporcionou uma interação entre estudantes e professores, gosto pelas aulas e interdisciplinaridade. Componentes essenciais para uma aprendizagem efetiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleTô nem ai! Eu quero é brincar: uma jornada de aprendizagem por meio do lúdico.pt_BR
dc.date.issued2024-05-16-
dc.description.abstractThis article presents an experience report during a paid Internship, through a project, which aims to improve mathematical learning through play, developed in the Elective discipline, a component of the diversified base of the New High School. Our objective is to understand how a pleasurable education is developed through games, demonstrating the importance of including play in the construction of the learning process, as a practical model of experience and a transformative school pedagogy. The experience to be reported was developed in a mixed high school class at an integrated public school, part of the state education network, located in the municipality of Picuí in the Curimataú Paraibano region. The results presented reveal that there was an improvement in the learning process with the inclusion of play in the presentation of certain mathematical content. The application of the method proved to be effective, both in improving students' concentration and participation, and in understanding the points linked to the games. The development of this discipline brought its own didactic sequence based on the Sustainable Development Goals (SDs), identifying the causes, consequences and possible solutions for each problematization, associating these contexts with the content of the BNCC, mainly Mathematics, and the students' daily lives and It provided interaction between students and teachers, enjoyment of classes and interdisciplinarity. Essential components for effective learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35964-
dc.date.accessioned2024-06-10T12:05:50Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-10T12:05:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectMath learningpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectTeaching of mathpt_BR
dc.subjectAprendizaje de matemáticaspt_BR
dc.subjectDesarrollopt_BR
dc.subjectEnseñando de matematicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Valda Lúcia Neves de Morais.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeI do not care! I want to play: A journey of learning through play.pt_BR
dc.title.alternativeNo me importa! Quiero jugar: un viaje de aprendizaje a través de lo lúdico.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Valda Lúcia Neves de Morais. Tô nem ai! Eu quero é brincar: uma jornada de aprendizagem por meio do lúdico. 2024. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEste artículo presenta un relato de experiencia durante una pasantía remunerada, a través de un proyecto, que pretende mejorar el aprendizaje matemático a través del juego, desarrollado en la disciplina Electiva, componente de la base diversificada de la Nueva Escuela Secundaria. Nuestro objetivo es comprender cómo se desarrolla la educación placentera a través del juego, demostrando la importancia de insertar el juego en la construcción del proceso de aprendizaje, como modelo práctico de experiencia y pedagogía escolar transformadora. Experiencia a reportar se desarrolló en una clase de secundaria mixta de un colegio público integrado, de la red educativa estatal, ubicado en el municipio de Picuí en la región de Curimataú Paraíba. Los resultados presentados revelan que hubo una mejora en el proceso de aprendizaje con la inclusión del juego en la presentación de determinados contenidos matemáticos. La aplicación del método resultó eficaz, tanto para mejorar la concentración como participación de los estudiantes, así como la comprensión de los puntos vinculados a los juegos. oh El desarrollo de esta disciplina trajo su propia secuencia didáctica basada en los Objetivos del desarrollo sostenible (OD), identificando las causas, consecuencias y posibles soluciones para cada problematización, asociando estos contextos al contenido del BNCC, principalmente Matemáticas, y la vida diaria de los estudiantes y proporcionó una interacción entre alumnos y profesores, me gustan las clases y la interdisciplinariedad. Componentes esencial para un aprendizaje efectivo.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDA LÚCIA NEVES DE MORAIS SILVA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2024.pdfValda Lúcia Neves de Morais Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 2024888.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.