Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
Title: Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.
Other Titles: Financial education as an enabler in the contextualization of Mathematics teaching.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Aline Cordeiro.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Educação financeira;Formação crítica;Matemática contextualizada;Educação matemática;Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN;Financial education;Critical training;Contextualized mathematics;Mathematics education;National Curricular Parameters - PCN
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Aline Cordeiro; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de matemática. In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras. Anais [....] Campina Grande-PB: Realize, 2018. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira seria trabalhada de modo a levar os alunos a questionarem fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam.
Keywords: Educação financeira
Formação crítica
Matemática contextualizada
Educação matemática
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
Financial education
Critical training
Contextualized mathematics
Mathematics education
National Curricular Parameters - PCN
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POTENCIALIZADORA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdfEducação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática. - Anais de Evento CDSA 201822.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.