Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira seria trabalhada de modo a levar os alunos a questionarem fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titleEducação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971-
dc.date.accessioned2024-06-10T13:53:21Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-10T13:53:21Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFormação críticapt_BR
dc.subjectMatemática contextualizadapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais - PCNpt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectCritical trainingpt_BR
dc.subjectContextualized mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectNational Curricular Parameters - PCNpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Aline Cordeiro.-
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFinancial education as an enabler in the contextualization of Mathematics teaching.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Aline Cordeiro; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de matemática. In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras. Anais [....] Campina Grande-PB: Realize, 2018. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POTENCIALIZADORA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdfEducação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática. - Anais de Evento CDSA 201822.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.