Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6552210851769531pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Wallace.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Erik Viana Carlos.-
dc.description.resumoA retextualização é o processo de transformação de um texto em outro, presente em diversos contextos comunicativos do cotidiano e, nesse sentido, produtiva para o trabalho com a leitura e a escrita na sala de aula de Educação Básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo construir uma proposta de retextualização do gênero tirinha para o gênero notícia, aplicável ao 7° ano do Ensino Fundamental. Para esse feito, discutimos sobre os processos de retextualização; discorremos sobre os gêneros tirinha e gênero notícia; e elaboramos uma oficina com a proposta de retextualização de tirinhas em notícias, aplicável ao 7° Ano do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. No processo de realização deste estudo, fundamentamos nossas discussões nos estudos sobre retextualização em Dell‘Isola (2007) e Marcuschi (2010); sobre Gêneros Discursivos/Textuais em Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005); sobre tira em Ramos (2009-2016), além de considerar os documentos legais da Educação Básica do país como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados da pesquisa, elucidamos a potencialidade de a retextualização de tirinhas em notícias ser promissora para despertar o interesse dos alunos para a leitura e produção textual, tornando o processo de aprendizado mais estimulante e eficaz. Além disso, outro resultado foi a produção e uma oficina de retextualização aplicável ao 7° ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleDa tirinha à notícia: uma proposta de retextualização aplicável ao 7º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2023-11-06-
dc.description.abstractRetextualization is the process of transforming one text into another, present in various communicative contexts of everyday life, and, in this sense, productive for working with reading and writing in Basic Education classrooms. In this direction, this research aims to build a proposal for retextualizing the comic strip genre into the news genre, applicable to the 7th grade of Elementary School. To achieve this, we discuss the processes of retextualization; elaborate on the comic strip and news genres; and develop a workshop with the proposal of retextualizing comic strips into news, applicable to the 7th Grade of Elementary School. This is an applied research with a qualitative approach. In the process of conducting this study, we base our discussions on the studies of retextualization by Dell'Isola (2007) and Marcuschi (2010); on Discursive/Textual Genres by Bakhtin (2003) and Marcuschi (2005); on comics in Ramos (2009-2016), in addition to considering the legal documents of Basic Education in the country such as the National Curriculum Parameters (PCN) and the Common National Curriculum Base (BNCC). As results of the research, we elucidate the potential of retextualizing comic strips into news as promising to awaken students' interest in reading and textual production, making the learning process more stimulating and effective. Additionally, another result was the production of a workshop on retextualization applicable to the 7th grade of Elementary School.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35973-
dc.date.accessioned2024-06-10T13:59:48Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-10T13:59:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectGênero discursivo/textuaispt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectGênero tirinhapt_BR
dc.subjectOficina de leiturapt_BR
dc.subjectText genrept_BR
dc.subjectDiscursive/textual genrept_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectComic strip genrept_BR
dc.subjectReading workshoppt_BR
dc.subjectTirinhapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Millena Amorim da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom comic strip to news: a retextualization proposal applicable to the 7th year of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Millena Amorim da. Da Tirinha á Notícia: uma proposta de retextualização aplicável ao 7º ano do ensino fundamental. 2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MILLENA AMORIM DA SILVA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGIESA. CFP 2023.pdfMillena Amorim da Silva. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.