Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
Title: Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.
Other Titles: Initial teacher training and investigations in the mathematics teaching laboratory: a look in the light of the anthropological theory of didacticism.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, José Luiz.
RODRIGUES, Rochelande Felipe.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
LIMA, Anna Paula Avelar Brito.
Keywords: Ensino de matemática;Formação docente - matemática;Laboratório de Ensino de Matemática;Teoria antropológica do didático;Investigações matemáticas;Educação matemática;Teaching mathematics;Teacher training - mathematics;Mathematics Teaching Laboratory;Anthropological theory of didactic;Mathematical investigations;Mathematics education
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
???metadata.dc.description.resumo???: Neste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares). Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta.
Keywords: Ensino de matemática
Formação docente - matemática
Laboratório de Ensino de Matemática
Teoria antropológica do didático
Investigações matemáticas
Educação matemática
Teaching mathematics
Teacher training - mathematics
Mathematics Teaching Laboratory
Anthropological theory of didactic
Mathematical investigations
Mathematics education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Matemática.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INVESTIGAÇÕES - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdfFormação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. - Anais de Evento CDSA 2016465.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.