Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
Title: Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.
Other Titles: Critical Mathematics Education: an application in the classroom using problematizing situations as a resource in proposing, formulating and exploring mathematical problems.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
CAVALCANTE, José Luiz.
Keywords: Educação Matemática Crítica;Problematização - ensino de matemática;Matemática - ensino;Proposição e formulação de problemas - matemática;Contextos sócio-político-culturais - ensino de matemática;Educação de Jovens e Adultos;Ensino Médio Noturno - Matemática;Critical Mathematics Education;Problematization - mathematics teaching;Mathematics - teaching;Proposing and formulating problems - mathematics;Socio-political-cultural contexts - mathematics teaching;Youth and Adult Education;Evening High School - Mathematics
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; CAVALCANTE, José Luiz. Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba - PR. Anais [...] Curitiba, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca relatar algumas atividades desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio Noturno (1ª série), pertencente à modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. As atividades apresentadas neste texto ocorreram no segundo semestre de 2012, em uma escola da rede estadual do estado da Paraíba, tal turma era constituída de 09 (nove) alunos, sendo 03 (três) mulheres e 06 (seis) homens. As atividades foram pensadas tomando como norte, alguns contextos sócio–político–culturais, os relacionando com o que se é proposto em pesquisas inseridas na Educação Matemática Crítica, o que caracterizou tais atividades como problematizadoras, nos permitindo trilhar por perspectivas como a proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. O desenrolar das atividades e também o envolvimento da turma nos possibilitou reconceituar várias questões como: Por que se ensinar Matemática atualmente? Como elucidar as funções política, social e transformadora dessa ciência? Como ocorrem suas relações com o nosso cotidiano.
Keywords: Educação Matemática Crítica
Problematização - ensino de matemática
Matemática - ensino
Proposição e formulação de problemas - matemática
Contextos sócio-político-culturais - ensino de matemática
Educação de Jovens e Adultos
Ensino Médio Noturno - Matemática
Critical Mathematics Education
Problematization - mathematics teaching
Mathematics - teaching
Proposing and formulating problems - mathematics
Socio-political-cultural contexts - mathematics teaching
Youth and Adult Education
Evening High School - Mathematics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA - UMA APLICAÇÃO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2013.pdfEducação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula - Anais de Evento CDSA 2013224.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.