Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho busca relatar algumas atividades desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio Noturno (1ª série), pertencente à modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. As atividades apresentadas neste texto ocorreram no segundo semestre de 2012, em uma escola da rede estadual do estado da Paraíba, tal turma era constituída de 09 (nove) alunos, sendo 03 (três) mulheres e 06 (seis) homens. As atividades foram pensadas tomando como norte, alguns contextos sócio–político–culturais, os relacionando com o que se é proposto em pesquisas inseridas na Educação Matemática Crítica, o que caracterizou tais atividades como problematizadoras, nos permitindo trilhar por perspectivas como a proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. O desenrolar das atividades e também o envolvimento da turma nos possibilitou reconceituar várias questões como: Por que se ensinar Matemática atualmente? Como elucidar as funções política, social e transformadora dessa ciência? Como ocorrem suas relações com o nosso cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.titleEducação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988-
dc.date.accessioned2024-06-10T17:41:22Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-10T17:41:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectProblematização - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectProposição e formulação de problemas - matemáticapt_BR
dc.subjectContextos sócio-político-culturais - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino Médio Noturno - Matemáticapt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectProblematization - mathematics teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - teachingpt_BR
dc.subjectProposing and formulating problems - mathematicspt_BR
dc.subjectSocio-political-cultural contexts - mathematics teachingpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectEvening High School - Mathematicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.creatorCAVALCANTE, José Luiz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCritical Mathematics Education: an application in the classroom using problematizing situations as a resource in proposing, formulating and exploring mathematical problems.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; CAVALCANTE, José Luiz. Educação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula utilizando-se de situações problematizadoras como recurso na proposição, formulação e exploração de problemas matemáticos. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba - PR. Anais [...] Curitiba, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35988pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA - UMA APLICAÇÃO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2013.pdfEducação Matemática Crítica: uma aplicação em sala de aula - Anais de Evento CDSA 2013224.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.