Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991
Title: | Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo. |
Other Titles: | The mathematical knowledge of peasants' daily lives: elucidation and reflections for teaching mathematics in rural schools. |
???metadata.dc.creator???: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
Keywords: | Educação matemática;Camponeses - conhecimentos matemáticos;Ensino e matemática;Escolas do campo;Educação do campo;saberes do cotidiano;Contextualização - ensino e matemática;Mathematics education;Peasants - mathematical knowledge;Teaching and mathematics;Country schools;Rural education;Everyday knowledge;Contextualization - teaching and mathematics |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, 6, 2016, Juazeiro-BA. Anais [...] Juazeiro-BA, 2016, p. 108-113. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente texto é fruto de investigações realizadas em nosso cotidiano docente numa licenciatura interdisciplinar em Educação do Campo, no Cariri ocidental da Paraíba, microrregião que está inserida no semiárido brasileiro. Tais investigações estão nos possibilitando gerar materiais que serão suportes para os entendimentos das diferentes práticas matemáticas dos povos campesinos. Esse texto, tem como perspectiva incentivar as discussões sobre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática em escolas do Campo, onde a contextualização se apresenta como principal pano de fundo. O objetivo principal aqui, é o de explicitar alguns conhecimentos matemáticos utilizados no cotidiano do camponês e apresentar algumas reflexões de como podem ser possíveis várias relações dos mesmos, com os conhecimentos matemáticos que são tradicionalmente ensinados nas salas de aulas de matemática das escolas do Campo, para que seja proporcionada uma maior aproximação do que se vive com o que se estuda. |
Keywords: | Educação matemática Camponeses - conhecimentos matemáticos Ensino e matemática Escolas do campo Educação do campo saberes do cotidiano Contextualização - ensino e matemática Mathematics education Peasants - mathematical knowledge Teaching and mathematics Country schools Rural education Everyday knowledge Contextualization - teaching and mathematics |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdf | Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses - Anais de Evento CDSA 2016 | 204.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.