Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35994
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, D. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDESTRELA, K. A. D. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Marinalva Valdevino dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, M. V.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo geral, compreender como a história e cultura de uma comunidade quilombola é trabalhada dentro da escola situada em seu território. Para nos auxiliar no percurso, traçamos como objetivos específicos os seguintes pontos: analisar como se dá o ensino da cultura e da história de uma comunidade descendente quilombola na escola local e comparar como acontece a prática pedagógica de professores quilombolas e não quilombolas que atuam numa escola localizada num território remanescente de quilombo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Trabalhamos conceito de cultura com Diana (2012), Educação Escolar Quilombola por Brasil (2021) e formação de professores com Lima (2021). Nos baseamos também nas Diretrizes Curriculares Nacionais relacionado às questões étnico-raciais. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Firmo Santino da Silva, situada na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, no município de Alagoa Grande-PB. Foram entrevistados 3 professores, um do ensino infantil, um do ensino fundamental I e outro do ensino fundamental II da educação básica, dois quilombolas e um não quilombola. Mediante às análises, percebemos a importância da valorização da cultura no ambiente escolar, bem como a necessidade de uma formação adequada para os professores que dela participam, visando um processo educacional mais efetivo voltado às questões étnico-raciais e às questões quilombolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleEntraves entre escola e formação cultural quilombola: um estudo na Escola Municipal Firmo Santino da Silva da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-05-17-
dc.description.abstractThis work had the general objective of understanding how the history and culture of a quilombola community is worked within the school located in its territory. To help us along the way, we set out the following points as specific objectives: to analyze how the culture and history of a remaining quilombola community is taught in the local school and to compare how the pedagogical practice of quilombola and non-quilombola teachers who work in a school takes place. located in a remaining quilombo territory. This is qualitative research. We worked on the concept of culture with Diana (2012), Quilombola School Education for Brazil (2021) and teacher training with Lima (2021). We are also based on the National Curricular Guidelines related to ethnic-racial issues. The research was carried out at the Firmo Santino da Silva Municipal School, located in the quilombola community Caiana dos Crioulos, in the municipality of Alagoa Grande-PB. Three teachers were interviewed, one from early childhood education, one from elementary school I and another from elementary school II in basic education, two quilombolas and one non-quilombola. Through the analyses, we realized the importance of valuing culture in the school environment, as well as the need for adequate training for the teachers who participate in it, aiming for a more effective educational process focused on ethnic-racial and quilombola issues.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35994-
dc.date.accessioned2024-06-10T18:24:15Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-10T18:24:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectFormação cultural quilombolapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Caiana dos Crioulospt_BR
dc.subjectEscola Municipal Firmo Santino da Silvapt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.subjectAlagoa Grande – PB – Caiana dos Crioulospt_BR
dc.subjectQuilombola educationpt_BR
dc.subjectCultural training quilombolapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCommunity Quilombola Caiana dos Crioulospt_BR
dc.subjectMunicipal School Firmo Santino da Silvapt_BR
dc.subjectEthnic-racial issuespt_BR
dc.subjectAlagoa Grande – PB – Caiana dos Crioulospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Daiane Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBarriers between school and cultural training quilombola: a study at Escola Municipal Firmo Santino da Silva from the Quilombola Caiana dos Community Crioulos, Alagoa Grande-PB.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Daiane Silva. Entraves entre escola e formação cultural quilombola: um estudo na Escola Municipal Firmo Santino da Silva da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande-PB.. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35994pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAIANE SILVA LIMA - TCC LECAMPO CDSA 2014.pdfDaiane Silva Lima. - TCC LECAMPO CDSA 20141.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.