Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995
Title: Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.
Other Titles: An investigation into teaching functions using the dynamic software GeoGebra.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
SILVA, Edson Diego Nascimento da.
Keywords: Ensino de funções;Ensino de matemática;Software GeoGebra;Tecnologias da Informação e Comunicação;Function teaching;Teaching mathematics;GeoGebra Software;Information and Communication Technologies
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Edson Diego Nascimento da. Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. In: IX EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 9, v. 1. 2016. Campina Grande - PB. Anais [...] Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995
???metadata.dc.description.resumo???: Esse artigo trata-se de uma investigação sobre o ensino de funções (afim e quadrada) através do uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, onde tivemos o propósito de aplicar uma abordagem que pudesse mostrar as potencialidades existentes para o ensino de Matemática em sala de aula. Especificamente, nosso objetivo foi o de realizar um estudo comparativo tendo o software dinâmico GeoGebra como nosso principal recurso. O nosso campo de investigação foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada na Cidade de Esperança-PB, que serviu para nosso estudo de caso. Nossa abordagem foi realizada em dois encontros sendo dividida em quatro momentos: 1- Revisão de forma tradicional do conteúdo, com aula expositiva e dialogada com os alunos e professor; 2- Construção de quadros com ideias e conceitos, antes do software dinâmico GeoGebra; 3- Sequência didática com o software dinâmico GeoGebra e aplicação de questionário, com a finalidade de analisar o desenvolvimento e opinião dos alunos perante o software e 4- Construção de novos quadros com ideias e conceitos. Foi possível perceber após a realização de nossa investigação e a análise comparativa dos quadros produzidos, que a construção dos conceitos sobre funções foi ampliada, um maior interesse dos alunos em relação ao estudo do conteúdo foi notório, bem como a motivação dos mesmos perante uma aula diferenciada, com uma perspectiva mais dinâmica e interativa com o auxilio da TIC em questão, em um ambiente para eles até então desconhecido, o laboratório de informática da escola.
Keywords: Ensino de funções
Ensino de matemática
Software GeoGebra
Tecnologias da Informação e Comunicação
Function teaching
Teaching mathematics
GeoGebra Software
Information and Communication Technologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE FUNÇÕES - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdfUma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. - Anais de Evento CDSA 20161.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.