Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEsse artigo trata-se de uma investigação sobre o ensino de funções (afim e quadrada) através do uso das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, onde tivemos o propósito de aplicar uma abordagem que pudesse mostrar as potencialidades existentes para o ensino de Matemática em sala de aula. Especificamente, nosso objetivo foi o de realizar um estudo comparativo tendo o software dinâmico GeoGebra como nosso principal recurso. O nosso campo de investigação foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada na Cidade de Esperança-PB, que serviu para nosso estudo de caso. Nossa abordagem foi realizada em dois encontros sendo dividida em quatro momentos: 1- Revisão de forma tradicional do conteúdo, com aula expositiva e dialogada com os alunos e professor; 2- Construção de quadros com ideias e conceitos, antes do software dinâmico GeoGebra; 3- Sequência didática com o software dinâmico GeoGebra e aplicação de questionário, com a finalidade de analisar o desenvolvimento e opinião dos alunos perante o software e 4- Construção de novos quadros com ideias e conceitos. Foi possível perceber após a realização de nossa investigação e a análise comparativa dos quadros produzidos, que a construção dos conceitos sobre funções foi ampliada, um maior interesse dos alunos em relação ao estudo do conteúdo foi notório, bem como a motivação dos mesmos perante uma aula diferenciada, com uma perspectiva mais dinâmica e interativa com o auxilio da TIC em questão, em um ambiente para eles até então desconhecido, o laboratório de informática da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.titleUma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995-
dc.date.accessioned2024-06-10T19:09:09Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-10T19:09:09Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de funçõespt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectSoftware GeoGebrapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectFunction teachingpt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectGeoGebra Softwarept_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.creatorSILVA, Edson Diego Nascimento da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn investigation into teaching functions using the dynamic software GeoGebra.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Edson Diego Nascimento da. Uma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. In: IX EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 9, v. 1. 2016. Campina Grande - PB. Anais [...] Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35995pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE FUNÇÕES - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdfUma investigação sobre o ensino de funções a partir do software dinâmico GeoGebra. - Anais de Evento CDSA 20161.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.