PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA
Community home page

Logo

HISTÓRICO

O curso de Pós-Graduação Stricto sensu em Engenharia Agrícola foi criado em agosto de 1987, na então Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pela Resolução nº 107/87 do Conselho Universitário. Ele surgiu a partir do desmembramento da Área de Concentração em Irrigação e Drenagem do Mestrado em Engenharia Civil área de Concentração em Recursos Hídricos. A principal base deste curso foi a infraestrutura física e de recursos humanos do Departamento de Engenharia Agrícola, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Ele foi reconhecido pelo Ministério da Educação pela Portaria Nº. 84, publicada no Diário Oficial da União em 06/01/95. Entretanto, com a criação do Doutorado em Engenharia Agrícola, em setembro de 2001, o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CONSEPE/UFPB), por meio da Resolução No 27/2002, alterou o nome anterior do curso para o presente atualmente: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Agrícola (PPGEA).

Com a criação da Universidade Federal de Campina (UFCG), em 2002, o Programa passou a ser oferecido pelo Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN/UFCG). Nessa mudança foi feita a atualização do seu Regulamento por meio da Resolução Nº 10/2007, da Câmara Superior de Pós-Graduação (CSPG/UFCG).

Ao longo de sua história o PPGEA tem contribuído com o desenvolvimento científico e tecnológico sustentável na área de Engenharia Agrícola, qualificando profissionais em nível de Mestrado e Doutorado, em três Áreas de Concentração: Irrigação e Drenagem, Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas e Construções Rurais e Ambiência, o qual tem ampliado o número de especialistas capazes de desenvolver ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas da Engenharia Agrícola.

O PPGEA, desde sua criação até março de 2018, formou 610 Mestres e 190 Doutores, destacando-se a capacitação de 24 docentes do Instituto de Educação de Pernambuco (IFPE) e 15 docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), participantes dos Programas Minter UFCG/IFPE e Dinter UFCG/UTFPR, respectivamente. Vale salientar que a formação dos docentes da UTFPR viabilizou a criação de um curso de Pós-Graduação, em nível de mestrado, no Campus de Medianeira, PR.

Dessa forma, o PPGEA tem contribuído para o desenvolvimento local, regional e nacional, no campo de conhecimento e atuação da área de Engenharia Agrícola - tanto na formação e aperfeiçoamento de docentes para o ensino superior, quanto no desenvolvimento de pesquisas voltadas às potencialidades, vocações e especificidades da região Nordeste tendo em vista a existência de uma agricultura irrigada com índices de produtividade competitivos e, sobretudo, atenta ao manejo adequado dos recursos naturais e à preservação do meio-ambiente. Ademais, esse Programa ainda busca que os produtos gerados no ambiente da pesquisa possam resultar em melhorias das condições socioeconômicas em populações rurais e urbanas, reduzindo, portanto, os desequilíbrios sócio-regionais no semiárido brasileiro.

OBJETIVO GERAL

Contribuir com o desenvolvimento cientifico e tecnológico sustentável na área de Engenharia Agrícola qualificando profissionais, em nível de Mestrado e Doutorado, nas áreas de Irrigação e Drenagem, Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas e Construções Rurais e Ambiência, ampliando o número de especialistas capazes de desenvolver ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas de Engenharia Agrícola.

Dessa forma, busca-se contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional tendo como o conhecimento no campo de atuação de Engenharia Agrícola seja na formação e aperfeiçoamento de docentes para o ensino superior; no desenvolvimento de pesquisas voltadas às potencialidades, vocações e especificidades da região Nordeste, tendo em vista uma agricultura irrigada com índices de produtividade competitivos e, sobretudo, atento ao manejo adequado dos recursos naturais e preservação do meio-ambiente; busca-se ainda, que os produtos gerados no ambiente da pesquisa possa resultar numa melhoria das condições sócio-econômicas tanto das populações rurais como urbanas, reduzindo, inclusive, os desequilíbrios sociais regionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) apresenta os seguintes objetivos específicos:

Estimular o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em laboratórios, casa de vegetação e campo, que respondam às demandas tecnológicas oriundas dos setores agrícolas, notadamente, aqueles concernente a questões vinculadas ao semiárido brasileiro, relacionados às linhas de pesquisa do PPGEA;

Incentivar a publicação de resultados provenientes de pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes deste Programa em periódicos científicos nacionais e internacionais, de bons conceitos, disponibilizando para a comunidade científica e demais interessados, materiais bibliográficos, com as devidas tecnologias desenvolvidas;

Realizar cursos de capacitação, aperfeiçoamento e especialização destinados, principalmente à agroindústrias e pequenos produtores rurais, especialmente, os que atuam na agricultura familiar;

Dialogar com a sociedade por meio de atividades de extensão e pelo desenvolvimento de projetos voltados às demandas de atividades desenvolvidas por comunidades rurais do semiárido brasileiro;

Promover a prática da docência aos alunos do PPGEA, preparando-os para futuros desafios na área de ensino;

Interagir com os alunos de graduação em Engenharia Agrícola, através do envolvimento deles em projetos de pesquisa de professores e discentes do PPGEA, possibilitando a aproximação de graduandos com o ambiente de pesquisa, publicações e apresentações de trabalhos em eventos científicos.

Fonte: Página oficial do PPGEA UFCG 2020. http://www.ppgea.ufcg.edu.br/

Browse