Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009
Title: O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula.
Other Titles: Mathematics teaching in the context of new technologies: reflecting the potential of using dynamic software as a resource in the classroom.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Ensino de Matemática;Novas tecnologias;Softwares dinâmicos - recurso didático;Recurso didático - software;Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs;Transformação social;Inclusão;Software GeoGebra;Teaching Mathematics;New technologies;Dynamic software - teaching resource;Teaching resource - software;Information and Communication Technologies - ICTs;Social transformation;Inclusion;GeoGebra Software
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. In: V CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 5, 2010, Maceió/AL. Anais V CONNEPI, 2010. p. 1-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho pretende descrever um estudo de caso, no âmbito da temática das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática, desenvolvido numa turma de 1ª série do nível médio. Nosso objetivo foi abordar o estudo da função exponencial com o recurso de softwares. Realizamos após a atividade na sala de aula uma aplicação de um curto questionário, onde tomamos como sujeitos para uma análise reflexiva, 03 (três) alunos da referida turma. Abordamos primeiro o conteúdo na forma tradicional, baseado na resolução de exercícios com aulas expositivas, em seguida desenvolvemos uma aula com uma atividade onde tivemos o auxilio do microcomputador e de um datashow, utilizando como recurso principal o software GeoGebra1. O questionário enfatizava questões como: Você acredita que o software GeoGebra lhe ajudou a aprender sobre a função exponencial? A respeito do estudo deste conteúdo de matemática através do software GeoGebra, foi possível verificar a predisposição dos alunos ao advento da tecnologia. Mas até que ponto o uso dessas novas Tecnologias potencializa o ensino aprendizagem? Quais seus pontos positivos e negativos nesse processo? Imersos nessas questões, apresentaremos reflexões sobre, no desenvolvimento do artigo.
Keywords: Ensino de Matemática
Novas tecnologias
Softwares dinâmicos - recurso didático
Recurso didático - software
Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs
Transformação social
Inclusão
Software GeoGebra
Teaching Mathematics
New technologies
Dynamic software - teaching resource
Teaching resource - software
Information and Communication Technologies - ICTs
Social transformation
Inclusion
GeoGebra Software
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2010.pdfO ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. - Anais de Evento CDSA 2010148.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.