Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho pretende descrever um estudo de caso, no âmbito da temática das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática, desenvolvido numa turma de 1ª série do nível médio. Nosso objetivo foi abordar o estudo da função exponencial com o recurso de softwares. Realizamos após a atividade na sala de aula uma aplicação de um curto questionário, onde tomamos como sujeitos para uma análise reflexiva, 03 (três) alunos da referida turma. Abordamos primeiro o conteúdo na forma tradicional, baseado na resolução de exercícios com aulas expositivas, em seguida desenvolvemos uma aula com uma atividade onde tivemos o auxilio do microcomputador e de um datashow, utilizando como recurso principal o software GeoGebra1. O questionário enfatizava questões como: Você acredita que o software GeoGebra lhe ajudou a aprender sobre a função exponencial? A respeito do estudo deste conteúdo de matemática através do software GeoGebra, foi possível verificar a predisposição dos alunos ao advento da tecnologia. Mas até que ponto o uso dessas novas Tecnologias potencializa o ensino aprendizagem? Quais seus pontos positivos e negativos nesse processo? Imersos nessas questões, apresentaremos reflexões sobre, no desenvolvimento do artigo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleO ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009-
dc.date.accessioned2024-06-11T12:58:53Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T12:58:53Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectSoftwares dinâmicos - recurso didáticopt_BR
dc.subjectRecurso didático - softwarept_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação - TICspt_BR
dc.subjectTransformação socialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSoftware GeoGebrapt_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectNew technologiespt_BR
dc.subjectDynamic software - teaching resourcept_BR
dc.subjectTeaching resource - softwarept_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies - ICTspt_BR
dc.subjectSocial transformationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectGeoGebra Softwarept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematics teaching in the context of new technologies: reflecting the potential of using dynamic software as a resource in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. O ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. In: V CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 5, 2010, Maceió/AL. Anais V CONNEPI, 2010. p. 1-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36009pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2010.pdfO ensino de matemática no contexto das novas tecnologias: refletindo as potencialidades do uso de softwares dinâmicos como recurso em sala de aula. - Anais de Evento CDSA 2010148.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.