Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36012
Title: Vivências lúdicas na educação infantil: o papel do professor.
Other Titles: Playful experiences in early childhood education: The role of the teacher.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, José Amiraldo Alves de.
Keywords: Ludicidade;Educação infantil;Vivência lúdica;Práticas lúdicas;Desenvolvimento infantil;Lúdico - Ensino e aprendizagem;Playfulness;Child education;Playful experience;Playful practices;Child development;Playful - Teaching and learning
Issue Date: 11-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Francisca Rayane Gomes dos. Vivências lúdicas na educação infantil: O papel do professor.2023. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta desse estudo concentra-se no papel do professor para a utilização do lúdico como um instrumento que não pode ser compreendido apenas como recurso pedagógico que assume um caráter instrumental servindo unicamente para a sistematização de conhecimentos e atingir resultados preestabelecidos. O lúdico deve ser visto como uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento de habilidades na efetivação do ensino aprendizagem e como uma ferramenta essencial que transita o ambiente educacional em que elementos como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. Através da pesquisa bibliográfica, alicerçada nos fundamentos de autores como Piaget, Vygotsky, Friedman e Kishimoto, entre outros. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as contribuições das práticas lúdicas na escola, bem como apresentar o papel do professor como mediador nessas ações. E como objetivos específicos: destacar a importância do brincar no processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem; discutir como os professores utilizam da ludicidade para o desenvolvimento da prática educativa; compreender as percepções docentes acerca da ludicidade e averiguar. A presente pesquisa se configura como uma pesquisa de campo que teve um delineamento exploratório e descritivo de cunho qualitativo, utilizando-se da ferramenta entrevista semiestruturada para coletar os dados no lócus da pesquisa, que foi uma escola municipal da cidade de Santa Helena na Paraíba e tendo como participantes três professoras da educação infantil. Assim, as crianças aprendem com mais facilidade e interagem de maneira impressionante umas com as outras e com o professor, usando toda a sua inocência de criança ao brincar para descobrir suas habilidades e competências, além de construir seu próprio conhecimento a criança também expõe de maneira lúdica o seu próprio contexto, onde é possível se fazer uma avaliação de forma mais ampla de cada educando, se pode perceber a sua maior dificuldade e poder agir diretamente para o benefício da formação de cada um. As atividades lúdicas ajudam a construir conhecimentos e ainda proporcionam momentos lúdicos e prazerosos para o desenvolvimento da criança
Abstract: The proposal of this study focuses on the role of the teacher in the use of play as a tool that cannot be understood solely as a pedagogical resource with an instrumental character, serving solely for the systematization of knowledge and achieving pre-established results. Play should be seen as an efficient tool for the development of skills in the implementation of teaching and learning, and as an essential tool that permeates the educational environment where elements such as imagination, desires, and joy are fully allowed. Through bibliographic research, grounded in the principles of authors such as Piaget, Vygotsky, Friedman, and Kishimoto, among others, the study aims to analyze the contributions of playful practices in schools, as well as to present the role of the teacher as a mediator in these actions. The general objective is to highlight the importance of play in the process of teaching and learning development, discuss how teachers use playfulness for the development of educational practice, understand teachers' perceptions of playfulness, and investigate. This research is configured as a field study with an exploratory and descriptive qualitative design, using a semi-structured interview tool to collect data at the research site, which was a municipal school in the city of Santa Helena in Paraíba. The participants were three preschool teachers. Thus, children learn more easily and interact impressively with each other and the teacher, using all their childlike innocence to discover their abilities and competencies. In addition to building their own knowledge, the child also playfully exposes their own context, allowing for a broader assessment of each student. It is possible to perceive their greatest difficulty and act directly for the benefit of each one's formation. Playful activities help build knowledge and provide enjoyable moments for the child's development.
Keywords: Ludicidade
Educação infantil
Vivência lúdica
Práticas lúdicas
Desenvolvimento infantil
Lúdico - Ensino e aprendizagem
Playfulness
Child education
Playful experience
Playful practices
Child development
Playful - Teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36012
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA RAYANE GOMES DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfFrancisca Rayane Gomes dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2023.pdf.486.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.