Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, A. A. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7355042236140095pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoEsta pesquisa proporciona debates que destacam a importância do planejamento docente no desenvolvimento da aprendizagem significativa tanto para os educadores quanto para os educandos, bem como para o desenvolvimento de práticas pedagógicas intencionais, reflexivas e conscientes. Portanto, considerando a relevância do planejamento docente, este estudo buscou analisar se o Programa Alfabetiza Cajazeiras (2021) tem impacto(s) no planejamento docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É importante ressaltar que este programa educacional é implementado nas escolas municipais de Cajazeiras-PB por meio do programa Educar pra Valer (EpV), financiado pela Fundação Lemann desde 2021. Para orientar o estudo, formulamos a seguinte questão de pesquisa: O Programa Alfabetiza Cajazeiras sinaliza impacto(s) no planejamento docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Assim, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: historicizar o planejamento docente; apresentar os princípios e objetivos do Programa Alfabetiza Cajazeiras (PAC); e identificar como os docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental conceituam e percebem o planejamento docente. Para alcançar esses objetivos, utilizamos escritos de autores que discutem o planejamento docente, regulação e performance no ensino, além de examinar as legislações vigentes. Quanto à metodologia adotada, optamos por uma pesquisa qualitativa exploratória, que foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas contendo dez questões, com a participação de três professoras de uma escola municipal na cidade de Cajazeiras/PB. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática de Bardin (2016). Nossas descobertas indicam que os docentes reconhecem que o planejamento é uma ferramenta fundamental para a construção da aula e que seria impossível lecionar sem ele. Além disso, concluímos que o PAC impactou o planejamento docente, uma vez que observamos que os professores foram relegados a um papel subalterno, com uma negação parcial de seu momento de reflexão e criticidade. Também compreendemos que os professores foram limitados no processo, tornando-se meros executores de ideias e ações concebidas por pessoas que atuam em gabinetes e não têm uma visão direta da real.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePrograma Alfabetiza Cajazeiras e Planejamento: impactos na ação docente.pt_BR
dc.date.issued2023-10-25-
dc.description.abstractThis research provides debates that emphasize the importance of teacher planning in the development of meaningful learning for both educators and students, as well as for the development of intentional, reflective, and conscious pedagogical practices. Therefore, considering the relevance of teacher planning, this study aimed to analyze whether the Alfabetiza Cajazeiras Program (2021) has an impact on the teacher planning of the Initial Years of Elementary Education. It is important to note that this educational program is implemented in municipal schools in Cajazeiras, PB, through the Educar pra Valer (EpV) program, funded by the Lemann Foundation since 2021. To guide the study, we formulated the following research question: Does the Alfabetiza Cajazeiras Program indicate impacts on teacher planning in the Initial Years of Elementary Education? Thus, we established the following specific objectives: to historicize teacher planning; to present the principles and objectives of the Alfabetiza Cajazeiras Program (PAC); and to identify how teachers in the Initial Years of Elementary Education conceptualize and perceive teacher planning. To achieve these objectives, we used writings from authors discussing teacher planning, regulation, and performance in education, as well as an examination of current legislation. Regarding the adopted methodology, we chose exploratory qualitative research, conducted through semi- structured interviews containing ten questions, with the participation of three teachers from a municipal school in the city of Cajazeiras, PB. Data analysis was carried out through thematic content analysis following Bardin's (2016) approach. Our findings indicate that teachers recognize that planning is a fundamental tool for constructing lessons and that teaching without it would be impossible. Furthermore, we conclude that the PAC has impacted teacher planning, as we observed that teachers were relegated to a subordinate role, with a partial denial of their moments of reflection and critical thinking. We also understand that teachers were limited in the process, becoming mere executors of ideas and actions conceived by individuals who work in offices and do not have a direct view of the reality experienced by them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36017-
dc.date.accessioned2024-06-11T13:59:43Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T13:59:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlanejamento docentept_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Alfabetiza Cajazeiraspt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectEducação – Cajazeiras – Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Cajazeiras- Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectTeaching planningpt_BR
dc.subjectRegulationpt_BR
dc.subjectLiteracy Program Cajazeiraspt_BR
dc.subjectEducation – Cajazeiras – Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.subjectElementary School - Cajazeiras- Municipality - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Alisson Avelino Batista de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAlfabetiza Cajazeiras and Planning Program: impacts on action teacher.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Alisson Avelino Batista de. Programa Alfabetiza Cajazeiras e Planejamento: impactos na ação docente. 2023. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALISSON AVELINO BATISTA DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfAlisson Avelino Batista de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2023.1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.