Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36018
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Jose Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objeto de estudo a Neurociência e Educação na formação de professores. Objetivo geral: analisar por meio da pesquisa-formação, se os achados neurocientíficos, estão presentes ou ausentes na formação inicial de pedagogos da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras/PB. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é a lacuna que há na formação inicial de professores, ante ao não conhecimento dos fundamentos neurocientíficos por diversos docentes. O que motiva este estudo é a possibilidade de contribuir com a produção de conhecimentos nesta área. Quanto ao percurso metodológico trata-se de uma pesquisa científica de natureza documental e de campo, com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da UFCG/CZ, gravador de voz e rodas de conversa, com cinco participantes. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que a Neuroeducação é uma temática ausente na formação de professores da UFCG/CZ; a discussão dos contributos neurocientíficos ocorre de forma pontual e individualizada por alguns docentes; os relatos socializados nas rodas de conversa, ratificaram a importância do conhecimento acerca do funcionamento cerebral para a fundamentação das escolhas metodológicas dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleNeurociência na formação inicial de professores no Curso de Pedagogia.pt_BR
dc.date.issued2023-11-24-
dc.description.abstractThis research has as its object of study Neuroscience and Education in teacher training. General objective: to analyze through research-training, whether the neuroscientific findings are present or absent in the initial training of pedagogues of the Federal University of Campina Grande, campus of Cajazeiras/PB. What justifies this research from a scientific point of view is the gap in the initial training of teachers, given the lack of knowledge of neuroscientific foundations by several teachers. What motivates this study is the possibility of contributing to the production of knowledge in this area. As for the methodological path, it is a scientific research of a documentary and field nature, with a qualitative approach. The data collection instruments were the Pedagogical Project of the Course (PPC) of Pedagogy of the UFCG/CZ, voice recorder and conversation wheels, with five participants. The results obtained with the research showed that Neuroeducation is an absent theme in the training of teachers of the UFCG/CZ; the discussion of neuroscientific contributions occurs in a punctual and individualized way by some teachers; the socialized reports in the conversation circles, ratified the importance of knowledge about brain functioning for the foundation of the methodological choices of teachers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36018-
dc.date.accessioned2024-06-11T14:09:59Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T14:09:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNeurociência e educaçãopt_BR
dc.subjectProcesso neurocognitivo de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogos - Formação inicialpt_BR
dc.subjectPedagogia - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.subjectNeuroscience and educationpt_BR
dc.subjectNeurocognitive teaching processpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectNeuroeducationpt_BR
dc.subjectPedagogues - Initial trainingpt_BR
dc.subjectPedagogy - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Centerpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Myrella Oliveira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNeuroscience in initial teacher training in the Pedagogy Course.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Myrella Oliveira da. Neurociência na formação inicial de professores no Curso de Pedagogia. 2023. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MYRELLA OLIVEIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfMyrella Oliveira da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2023.942.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.