Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36021
Title: As contribuições da escola nos processos de socialização e formação da criança enquanto sujeito social.
Other Titles: The contributions of the school in the processes of socialization and formation of the child as a social subject.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Ana Joice da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Hercília Maria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lurdes.
Keywords: Educação infantil;Criança- Formação social;Educação e Cidadania - Relação;Socialização da criança;Infância - Construção social;Cidadania;Child education;Child – Social formation;Education and Citizenship - Relationship;Child socialization;Childhood - Construction Social;Citizenship
Issue Date: 30-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Ana Joice da Silva. As contribuições da escola nos processos de socialização e formação da criança enquanto sujeito social. 2023. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho buscou oferecer reflexões acerca das contribuições da escola nos processos de socialização e formação social da criança a partir de uma perspectiva teórica que compreende o ambiente escolar como espaço fundamental para o desenvolvimento integral dos educandos. A escola tem sido cada vez mais um ambiente destinado ao cuidado e a educação das crianças e dos jovens, pois é nessa instituição que os sujeitos constroem novos vínculos, inclusive, um dos primeiros fora do seio familiar. Pensando na necessidade do desenvolvimento intelectual e das capacidades cognitivas, emocionais, sensoriais e sociais exigidas pela a sociedade atual, podemos compreender que a educação é peça chave nos processos de socialização e na formação dos cidadãos desse novo tempo. A escola não se limita a intervenção, mediação ou transmissão dos conhecimentos científicos organizados, mas também influencia nos aspectos relacionados ao desenvolvimento social de seus educandos e, consequentemente, na formação para a cidadania, à medida que ensina as regras necessárias para o convívio em sociedade, conscientizando os estudantes de seus direitos e deveres. Neste sentido, o estudo buscou compreender como a escola contribui para o desenvolvimento social dos educandos por meio de atividades, projetos e programas desenvolvidos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada com 6 (seis) sujeitos, sendo 3 (três) docentes e 3 (três) mães, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade Cajazeiras-PB. Para aprofundar os estudos acerca da temática, a pesquisa teve como aportes teóricos as contribuições de autores, tais como como: Meneghin e Mendes (2020); Pinto e Uchoa Branco (2009); Borsa (2007); Rezende Filho e Câmara Neto (2001); Ariès (1981), entre outros, que contribuíram para uma melhor compreensão do assunto. Os resultados da pesquisa apontaram que a escola contribui para a formação da criança enquanto ser social por meio das interações e da internalização das regras de convivência, bem como os projetos e as atividades desenvolvidas na escola também colaboram para a formação da criança enquanto ser social à medida que as incentivam a compartilhar, cooperar, ter empatia, construir amizades, autonomia, capacidade de se comunicar, de respeitar e conviver.
Abstract: The work sought to offer reflections on the school's contributions to the processes of socialization and social formation of children from a theoretical perspective that understands the school environment as a fundamental space for the integral development of students. The school has increasingly become an environment dedicated to the care and education of children and young people, as it is in this institution that individuals build new bonds, including one of the first outside the family. Thinking about the need for intellectual development and the cognitive, emotional, sensory and social capabilities required by today's society, we can understand that education is a key part of the socialization processes and the formation of citizens in this new era. The school is not limited to intervention, mediation or transmission of organized scientific knowledge, but also influences aspects related to the social development of its students and, consequently, in training for citizenship, as it teaches the rules necessary for living in society. , making students aware of their rights and duties. In this sense, the study sought to understand how the school contributes to the social development of students through activities, projects and programs developed. To this end, field research was carried out, using a qualitative approach, through a semi-structured interview with 6 (six) subjects, 3 (three) teachers and 3 (three) mothers, at the Municipal School of Early Childhood and Elementary Education in the city. Cajazeiras- PB. To deepen studies on the topic, the research had theoretical contributions from authors such as: Meneghin and Mendes (2020); Pinto and Uchoa Branco (2009); Borsa (2007); Rezende Filho and Câmara Neto (2001); Ariès (1981), among others, who contributed to a better understanding of the subject. The research results showed that the school contributes to the formation of the child as a social being through interactions and the internalization of rules of coexistence, as well as the projects and activities developed at school also contribute to the formation of the child as a social being at measures that encourage them to share, cooperate, have empathy, build friendships, autonomy, the ability to communicate, respect and coexist.
Keywords: Educação infantil
Criança- Formação social
Educação e Cidadania - Relação
Socialização da criança
Infância - Construção social
Cidadania
Child education
Child – Social formation
Education and Citizenship - Relationship
Child socialization
Childhood - Construction Social
Citizenship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36021
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA JOICE DA SILVA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfAna Joice da Silva Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2023.482.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.