Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, A. K. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5274207768655277pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, José Rômulo.-
dc.contributor.referee2JOCA, Alexandre Martins.-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem a intenção de problematizar o tema Educação Sexual na formação do pedagogo, partindo da seguinte questão de estudo: Como a Sexualidade e a Educação Sexual são abordados no Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores-CFP, da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, tendo em vista que na estrutura curricular desse curso não há disciplinas específicas que tratem objetivamente desse tema. Quanto à metodologia, a abordagem de pesquisa escolhida foi a qualitativa, desenvolvida a partir de estudo de campo do tipo exploratória. Para esta pesquisa foi elaborado o seguinte objetivo geral: analisar, a partir da perspectiva dos graduandos, como aconteceu a abordagem referente à Sexualidade e à Educação Sexual durante a formação no curso de Pedagogia do CFP/UFCG. Os objetivos específicos são: 1) descrever as percepções dos graduandos de pedagogia do CFP/UFCG sobre a sua formação em Educação Sexual; 2) Identificar as aprendizagens dos graduandos sobre a educação sexual no seu processo de formação no Curso de Pedagogia do CFP/UFCG; 3) Evidenciar os efeitos do processo de formação na concepção das/os pedagogas/os acerca da Educação Sexual na formação dos graduandos do curso de Pedagogia do CFP/UFCG. Dos autores que constituem o referencial teórico, são destacados Maio (1996), Guimarães (1995), Santos (2016), Silva (2015), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa foram quatro alunas do nono período do referido curso e os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada, processados e analisados por meio da análise de conteúdo. A análise de dados sobre a educação sexual na formação dos estudantes do curso de Pedagogia do CFP/UFCG aponta a necessidade de haver uma revisão curricular e de que seja necessário desenvolver estratégias de capacitação, a fim de assegurar que os/as futuros(as) pedagogos(as) estejam preparados/as para lidar com essa questão relevante em seu papel como educadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA educação sexual na formação dos estudantes do Curso de Pedagogia do CFP/UFCG.pt_BR
dc.date.issued2023-11-20-
dc.description.abstractThis course conclusion work intends to problematize the topic of Sexual Education in the training of pedagogues, based on the following study question: How are Sexuality and Sexual Education addressed in the Pedagogy Course at the Teacher Training Center-CFP, from Federal University of Campina Grande-UFCG, considering that in the curricular structure of this course there are no specific subjects that objectively deal with this topic. As for the methodology, the chosen research approach was qualitative, developed from an exploratory field study. For this research, the following general objective was developed: to analyze, from the perspective of undergraduates, how the approach to Sexuality and Sexual Education occurred during training in the Pedagogy course at CFP/UFCG. The specific objectives are: 1) to describe the perceptions of CFP/UFCG pedagogy graduates about their training in Sexual Education; 2) Identify the students’ learning about sexual education in their training process in the CFP/UFCG Pedagogy Course; 3) Highlight the effects of the training process on the pedagogues' conception of Sexual Education in the training of graduates of the CFP/UFCG Pedagogy course. Of the authors who constitute the theoretical framework, Maio (1996), Guimarães (1995), Santos (2016), Silva (2015), among others, are highlighted. The research subjects were four students in the ninth period of the aforementioned course and the data were collected through semi-structured interviews, processed and analyzed using content analysis. The analysis of data on sexual education in the training of students in the CFP/UFCG Pedagogy course highlights the need for a curricular review and the need to develop training strategies in order to ensure that future pedagogues are prepared to deal with this relevant issue in their role as educators.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36022-
dc.date.accessioned2024-06-11T14:45:26Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T14:45:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.subjectFormação de Pedagogo - Educação sexualpt_BR
dc.subjectSex educationpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectPedagogy Course - Center for Teacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogue Training - Sexual educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Ana Karolainy Figueiredo do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSexual education in the training of students in the CFP/UFCG Pedagogy Course.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ana Karolainy Figueiredo do. A educação sexual na formação dos estudantes do Curso de Pedagogia do CFP/UFCG. 2023. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA KAROLAINY FIGUEIREDO DO NASCIMENTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfAna Karolainy Figueiredo do Nascimento. Monografia Pedagogia. CFP 2023.538.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.