Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36023
Title: Impactos das TDICs no ensino de Sociologia durante a pandemia de COVID-19 na EREM Edson Simões em São José do Egito - PE.
Other Titles: Impacts of TDICs on Sociology teaching during the COVID-19 pandemic at EREM Edson Simões in São José do Egypt - PE.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Alan Jones Leite Henrique.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Ensino de Sociologia;Tecnologias digitais de informação e comunicação;Ensino remoto;Pandemia de COVID-19 e educação;Escola Estadual Edson Simões – São José do Egito - PE;Aparelhamento digital;Teaching Sociology;Digital technologies of information and communication;Remote teaching;COVID-19 pandemic and education;State School Edson Simões – São José do Egypt - PE;Rigging digital
Issue Date: 15-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Alan Jones Leite Henrique. Impactos das TDICs no ensino de Sociologia durante a pandemia de COVID-19 na EREM Edson Simões em São José do Egito - PE. 2024. 133f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36023
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa aqui estabelecida retratou a realidade vivenciada por discentes e docentes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edson Simões na cidade de São José do Egito PE. Os objetivos propostos se pautaram por: Objetivo Geral: Analisar os impactos da pandemia da COVID-19 nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em contexto de ensino remoto no ensino de sociologia numa escola de Ensino Médio, em São José do Egito/PE. Objetivos específicos: (1) Identificar junto aos discentes, como os processos relacionados ao uso das TDICs influenciaram sua aprendizagem durante a Pandemia da COVID-19; (2) Verificar os desafios enfrentados pelos discentes na disciplina de Sociologia durante o ensino remoto, considerando a medida sanitária de distanciamento social; e por fim, (3) Discutir a importância atribuída as OCNS e a BNCC nos meios de atuação tecnológica utilizadas na EREM Edson Simões no período de distanciamento social. Os dados apresentados demonstraram como os alunos da referida escola conseguiram em virtude do distanciamento necessário, administrar seus estudos e o uso das TDICs, mediante as dificuldades de acessibilidade por parte do aparelhamento tecnológico. Destacamos ainda como docentes e discentes conseguiram se adaptar a utilização desses meios com a rapidez necessária na qual o momento pedia. O percurso metodológico se deu utilizando a pesquisa qualitativa, de natureza participante, elegendo como instrumento de levantamento de dados, o questionário. Por sua vez, esse instrumento foi aplicado com os alunos dos 3° anos A e B, turmas que fizeram parte dessa pesquisa, na qual tem o pesquisador como docente na área de Sociologia. O roteiro de questionário prezou por perguntas referentes ao assunto TDICs e Pandemia e suas dificuldades com as aulas virtuais, o qual foi nosso objeto de pesquisa tendo como base teórica, as contribuições teóricas de Pierre Lévy (2000), Manuel Castells (1999 – 2005), Adam Schaff (1985). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento digital, e desenvolver meios que possibilitassem uma melhor resolução para os problemas elencados. Como resultados, os discentes revelaram as dificuldades e êxitos alcançados ao longo do período de ensino remoto, as objeções quanto ao acesso as tecnologias, falta de equipamentos necessários ao bom andamento das aulas, o esforço dos docentes para tornar possível o acesso aos conteúdos e atividades, entre outras questões. Consideramos que apesar da Pandemia da COVID- 19 e seus reflexos no ensino de Sociologia através do ensino remoto, mostraram a importância que tem o uso das TDICs e seu direcionamento pedagógico nesse momento ímpar de aprendizagem para discentes e docentes.
Abstract: The research presented here depicts the reality experienced by students and teachers at the Edson Simões Reference High School (EREM) in the city of São José do Egito, PE. The General Objective proposed was to analyze the impacts of the COVID-19 pandemic on Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in the context of remote teaching in sociology at a high school in São José do Egito, PE. The Specific Objectives: (1) To identify, together with the students, how the processes related to the use of TDICs influenced their learning during the COVID-19 pandemic; (2) To verify the challenges faced by students in the sociology subject during remote learning, considering the sanitary measure of social distancing; and finally, (3) To discuss the importance attributed to OCNS and BNCC in the technological means used at EREM Edson Simões during the period of social distancing. The data presented demonstrated how the students of the mentioned school managed to handle their studies and the use of TDICs despite the necessary distancing and the difficulties of accessibility due to technological equipment. We also highlight how teachers and students were able to adapt to the use of these means with the necessary speed required by the moment. The methodological approach was based on qualitative, participatory research, using a questionnaire as the data collection instrument. This instrument was applied to students of the 3rd year classes A and B, who were part of this research, with the researcher being a sociology teacher. The questionnaire focused on questions related to TDICs and the pandemic and their difficulties with virtual classes, which was our research subject, based on the theoretical contributions of Pierre Lévy (2000), Manuel Castells (1999-2005), and Adam Schaff (1985). Through the sociological constructs of these authors, we noticed the need to investigate the learning processes in sociology teaching at the high school level through digital equipment and to develop means to better address the listed problems. As results, the students revealed the difficulties and successes achieved throughout the remote teaching period, the objections regarding access to technologies, the lack of necessary equipment for the smooth running of classes, the effort of teachers to make access to content and activities possible, among other issues. We consider that despite the COVID-19 pandemic and its effects on sociology teaching through remote learning, it demonstrated the importance of using TDICs and their pedagogical direction in this unique moment of learning for students and teachers.
Keywords: Ensino de Sociologia
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Ensino remoto
Pandemia de COVID-19 e educação
Escola Estadual Edson Simões – São José do Egito - PE
Aparelhamento digital
Teaching Sociology
Digital technologies of information and communication
Remote teaching
COVID-19 pandemic and education
State School Edson Simões – São José do Egypt - PE
Rigging digital
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36023
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALAN JONES LEITE HENRIQUE DIAS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024.pdfAlan Jones Leite Henrique Dias. - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20241.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.